Porto Alegre, 26 (AE) - A rodada do final de semana do Campeonato Gaúcho definiu as cinco equipes classificadas para a próxima fase da competição, quando ingressam Grêmio, Internacional e Juventude. Os classificados são Esportivo, Caxias, 15 de Novembro, Passo Fundo e Santa Cruz. Na etapa seguinte, que começa dia 30 de março, os clubes se enfrentam em jogos de turno e returno. O Santa Cruz fará a primeira partida do octogonal contra o Juventude, na quinta-feira.
Treinado por Valmir Louruz, o Juventude terá o desafio de espantar a má fase logo na estréia. O clube acumula duas derrotas por 3 a 0 para Palmeiras - pela Libertadores da América - e Internacional. No sábado, a equipe de Louruz perdeu amistoso para o Internacional no estádio Beira-Rio. O Grêmio viajará para enfrentar o Esportivo em Bento Gonçalves, a 125 quilômetros de Porto Alegre, no sábado, e o Inter jogará em casa contra o 15 de Novembro no próximo domingo. No mesmo dia, jogam Caxias e Passo Fundo.
No sábado, Passo Fundo e Guarani, de Venâncio Aires, fizeram uma partida bastante nervosa em busca de uma vaga para o octogonal. O Passo Fundo decidiu o jogo (2 a 1) e sua classificação aos 40 minutos do segundo tempo, com gol de Felipe. Na segunda etapa, a partida chegou a ficar interrompida por alguns minutos e um grupo de jogadores começou um bate-boca, logo controlado. Os jogos realizados no domingo não tinham possibilidade de alterar a classificação para a próxima fase, mas decidiriam as equipes rebaixadas para a Segunda Divisão. O estadual deste ano teve, até agora, uma média de 2,64 gols no primeiro turno e de 3,35 gols no segundo, durante a fase que terminou hoje, segundo dados da Federação Gaúcha de Futebol. O campeonato começou em 23 de janeiro.