Gana impede penta brasileiro no sub-20
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Folhapress 
São Paulo - A seleção brasileira não foi capaz de vencer Gana mesmo atuando com um atleta a mais por 83 minutos na final do Mundial sub-20, no Egito. Nos pênaltis, os brasileiros desperdiçaram três cobranças em seis.
Resultado: a equipe africana foi campeã mundial pela primeira vez. O Brasil viu frustrada a sua tentativa de obter o pentacampeonato na competição.
Juntos, os dois times tinham feito 30 gols no Mundial - cada um disputou seis jogos. Mas não conseguiram marcar por 120 minutos no jogo decisivo.
A seleção brasileira passou a controlar as ações após expulsão do zagueiro Daniel Addo, aos 37 minutos do primeiro tempo, após dar carrinho em Alex Teixeira.
A partir daí, o jogo passou a ter domínio brasileiro, que teve posse de bola por 57% do tempo. A superioridade não resultou em uma pressão tão forte, mas gerou algumas oportunidade de o time abrir o placar. A maioria delas esbarrou na deficiência do atacante Alan Kardec, que está emprestado pelo Vasco ao Inter. No tempo normal, ele desperdiçou pelo menos três boas chances, duas pelo alto, sua especialidade.
Nos pênaltis, parecia que o Brasil ganharia a disputa. Acertou as três primeiras cobranças, e o goleiro Rafael pegou chutes de Mensah e Addae. Mas Souza, Maicon e Alex Teixeira desperdiçaram três pênaltis seguidos - o goleiro Agyei pegou dois deles. Badu acertou a sua cobrança e selou o inédito campeonato ganês.


