Futsal londrinense perde João Pívaro
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Reportagem Local 
Faleceu na madrugada de ontem, aos 73 anos, em Campo Grande (MS), o esportista João Pívaro. Em uma vida dedicada ao futebol de salão, Pívaro fez o que pôde pela modalidade em Londrina, inclusive criou uma equipe para disputar os campeonatos da Liga Londrinense de Futebol de Salão, na década de 1970.
A história dele no futsal não ficou restrita ao seu time, o Belém, equipe que por alguns anos enfrentou de igual para igual os grandes de Londrina e do Paraná. Como dirigente, imaginava a Liga Londrinense com um ginásio próprio e uma sede, o que nunca aconteceu.
Ao lado de outro esportista da cidade, Ilson Bussadori - que também manteve uma equipe em Londrina, o Bussadori -, arquitetaram a construção de um ginásio de esportes, que seria a casa do futsal no município. Após inúmeras tentativas junto ao Legislativo e Executivo da cidade, uma pequena área foi doada à entidade, na Rua Colômbia, e ali foi construído o Palácio do Futsal, pertencente à Liga Londrinense.
A falta de dinheiro levou Pívaro ao máximo de sua paixão pelo futsal: vendeu a própria casa, cuja receita teve a maior parte aplicada na conclusão do ginásio. Pívaro e Bussadori por alguns anos responderam pela presidência da entidade, até inicio dos anos 1980. A partir dai, passaram a trabalhar em outro sonho: o futebol profissional. Ele nunca admitiu que uma cidade do porte de Londrina tivesse apenas uma equipe profissional.
Em 23 de outubro de 1983, o Café Futebol Clube fez sua estreia na liga profissional, enfrentando o Paranavaí. A equipe disputou o Estadual por três anos, mas não resistiu e fechou. Chegou a enfrentar o São Paulo, num grande jogo no Estádio do Café. Fez um único derby contra o Tubarão e foi goleado por 4 x 1.
João Pívaro deixa os filhos Ernesto e Sandra Cristina e a segunda esposa Maria. Quatro netos e três bisnetos fizeram a alegria de Pívaro nos seus últimos dias, numa chácara em Jataizinho, onde morava. Seu corpo será velado na Capela 1 da Acesf e o enterro será no Cemitério São Pedro, no centro da cidade, às 17 horas.


