O Iate Clube de Londrina entra em quadra neste sábado (1º) pela segunda rodada da segunda fase da Série Bronze do Campeonato Paranaense para enfrentar o Itaipulândia. O jogo acontece no ginásio do Sesc Londrina Norte, às 20h30. Com um trabalho que recomeçou do zero e com um elenco bastante jovem, a equipe espera continuar surpreendendo na competição e projeta para o futuro chegar à principal divisão do futsal paranaense.

"O objetivo é sempre este, mas isso ainda vai levar um tempo. Primeiro, precisamos lutar por mais dinheiro para quem sabe em dois, três anos estar na Chave Ouro. E a partir daí buscar parceiros para voltar à Liga Nacional", afirmou o técnico Wilton Santana.

Por enquanto, a meta é avançar entre os dois primeiros do grupo, que tem ainda Marechal Cândido Rondon e Cantagalo. Itaipulândia e Cantagalo venceram na primeira rodada e lideram a chave com três pontos. "Jogamos bem desfalcados diante de Cantagalo, mas deixamos uma boa impressão. Temos que agora buscar a reação já neste jogo de sábado e depois devolver a derrota para o Cantagalo", afirmou Santana. "Mas caímos em um grupo bem complicado."

O time londrinense é formado na sua maioria por jogadores juvenis e tem somente seis atletas adultos. "Não dá para ser de outra forma. Esbarramos na questão financeira e temos que apostar nos jovens", frisou o treinador. A equipe recebe recursos públicos através do Feipe (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos).

Wilton Santana voltou este ano a Londrina depois de comandar o time sub-20 e integrar a comissão técnica da equipe adulta do Corinthians em 2017. No início desta temporada, esteve no corpo técnico da seleção brasileira adulta que foi campeã do Grand Prix, disputado em Brusque (SC).

LEIA MAIS
- No reencontro com Tencati, Londrina tenta manter embalo caseiro
- Atlético-GO tem números bem melhores que o Londrina

Extensão
O futsal desenvolvido no Iate Clube faz parte também de um programa de extensão do Departamento de Ciências do Esporte da UEL (Universidade Estadual de Londrina). O projeto Formação Esportiva de Jovens Atletas de Futsal tem uma parceria com o Londrina Futsal, que terceirizou o futsal do Iate por cinco anos.

O programa engloba desde a categoria sub-7 até a adulta. São quase 250 atletas que participam do projeto e que treinam no clube e também na UEL. "Tivemos um hiato nos últimos anos em relação ao trabalho de buscar revelações. Quem sabe com esta nova iniciativa poderemos voltar nos próximos anos a ter equipes fortes nas mais diversas categorias, como o clube e a cidade tiveram no passado", apontou Santana, que é também o coordenador pedagógico do programa de extensão.