Futeborologia
Tem muita gente falando de futebol hoje com menos conhecimento que havia no passado
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de julho de 2025
Tem muita gente falando de futebol hoje com menos conhecimento que havia no passado
Por Julio Oliveira 

As redes sociais também passaram a influenciar o jeito de comentar e analisar futebol. Se todo brasileiro sempre se achou um técnico de futebol, agora também se considera um comentarista. Mas não é esse o problema, afinal cada um tem a relevância compatível com o histórico dentro do conhecimento esportivo, mas os “cancelamentos” da internet têm gerado um caminho contraditório.
Está cada vez mais comum análises serem confrontadas por apresentarem entendimentos diferentes dentro de um mesmo contexto. Tem muita gente falando de futebol hoje com menos conhecimento que havia no passado. E aí tem uma grande diferença: antigamente, comentarista ia a treinos, conversava com jogadores, com técnicos e ia a estádios ver jogos. Hoje, os treinos são fechados, técnicos só falam em coletivas e a maioria dos comentaristas está analisando as partidas somente pela televisão.
Some a essas mudanças que influenciam no jeito de ver e entender futebol a necessidade de “ficar” bem com torcidas e opinião pública. Poucos são críticos contundentes sem sofrer a necessidade de agradar. Opinião não é para agradar ou criticar, é para elencar uma linha de raciocínio e gerar um debate. E ponto. Não há certo ou errado, há um ângulo de visão.
A participação dos times brasileiros na Copa do Mundo de clubes aflorou esse olhar para os comentaristas. Teve quem disse que o Botafogo não passaria da primeira fase ou que levaria uma goleada histórica do PSG. E há outros exemplos, mas que não são o objetivo aqui. Fico preocupado como os analistas estão mais interessados em somente “influenciar” momentaneamente do que colocar elementos que tentem criar lógicas plausíveis que resultem em comentários valiosos. A maioria está mais querendo acertar o que vai acontecer do que realmente analisar futebol.
Qualquer pessoa pode “achar”, muitos vão falar, alguns vão explicar e outros vão tentar adivinhar. E o seu comentarista? Está achando, falando, explicando ou só adivinhando?
Julio Oliveira é jornalista e locutor esportivo da TV Globo - A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina


