Furacão leva vantagem no clássico dos artilheiros
PUBLICAÇÃO
domingo, 01 de julho de 2007
Luciano Balarotti<br> Equipe da Folha 
Curitiba - Em jogo que merecia público maior do que os quase seis mil presentes, Paraná e Atlético-PR empataram em 2 a 2, no clássico que teve todos os ingredientes das disputas regionais. E, apesar do resultado ter representado queda na classificação para as duas equipes, quem saiu comemorando foi o Furacão, que jogou a maior parte da partida com um jogador a menos.
Sem grandes surpresas nas escalações - apesar de todo o suspense ao longo da semana -, as equipes entraram em campo cumprindo à risca o que se esperava. Jogando em casa, e buscando se apromixar do líder Botafogo, o Tricolor partiu para cima, enquanto o Rubro-Negro se armava para contra-atacar, táticas que deram resultados quase imediatos.
Josiel, que não havia marcado gols no rival, abriu o placar depois de passe na medida de Vandinho, já aos 11 minutos. Mas a alegria durou apenas seis minutos, e foi encerrada por cabeçada certeira de Alex Mineiro.
Imune às críticas da diretoria atleticana, Héber Roberto Lopes conduzia bem o jogo e não titubeou ao expulsar Danilo, aos 36. O zagueiro chegou atrasado em dividida com Serginho, abusando da violência, e foi embora mais cedo.
Com um jogador a menos, Antônio Lopes teve que recompor a zaga, e errou na substituição, acabando com a velocidade de sua equipe. João Leonardo entrou no lugar de Michel e o meia Edno foi deslocado para a lateral-esquerda, deixando a armação a cargo do inoperante Cristian.
Mas o castigo só veio nos minutos finais da primeira etapa, quando Josiel aproveitou rebote do goleiro para acertar uma bomba. Nono gol do artilheiro isolado do campeonato, que pode estar de saída para o Belenenses, de Portugal. Mas, ao menos por enquanto, 'Josigol' segue brilhando no Tricolor, que voltou para o segundo tempo dando pinta de que iria matar a partida. Liderando a pressão paranista, o matador quase marcou um golaço por cobertura e ainda viu Márcio Careca acertar a trave de Guilherme.
O gol parecia questão de tempo, mas surgiu do outro lado do campo. Dinei, que substituiu o apagado Dênis Marques, ajeitou a bola, na entrada da área, e Alan Bahia acertou um petardo no ângulo esquerdo de Flávio. Um banho de água fria no Paraná, que ainda pressionou, desordenadamente, tentando desempatar. No final, Pintado lamentou as chances perdidas e o empate com gosto amargo, que afastou o Tricolor da vice-liderança. E o técnico decide até amanhã, quando enfrentará o Fluminense, em Volta Redonda, se permanece na equipe ou aceita tentadora proposta vinda dos Emirados Árabes Unidos.


