A Fundação de Esportes de Londrina (FEL), que administra o Estádio do Café, já está tomando as providências para que o local esteja pronto para a estréia do Londrina no Campeonato Paranaense, dia 11 de janeiro, contra a Adap. Quem garantiu foi o diretor técnico da FEL, Ariobaldo Frisseli. ''Pode ficar tranquilo, que se o Londrina for jogar dia 11 de janeiro, vai estar pronto (o Café)'', disse Frisseli, um tanto irritado.
Como a Folha antecipou na semana passada, a Comissão de Vistorias da Federação Paranaense de Futebol (FPF) vetou o estádio nas condições em que ele se encontra. O engenheiro Cirus Itiberê da Cunha, presidente da comissão, encontrou vários problemas no Café. Cadeiras quebradas e soltas, vazamentos por todos os lados, problemas na iluminação e falta de manutenção nos vestiários. Mas o principal deles é a falta de um muro entre o estádio e o autódromo, numa área de aproximadamente 300 metros de extensão.
A obra, no entanto, não será feita. ''Já vou adiantar que o muro não será construído. Tivemos partidas do Pré-Olímpico e não teve problema'', descartou o diretor. ''É só colocar um segurança a cada 50 metros que resolve o problema''. O gramado, segundo Frisseli, também será melhorado.
A comissão só liberou o Estádio para 15 mil pessoas. O Corpo de Bombeiros também cobra a apresentação de um projeto contra incêndio e segurança.
O diretor, porém, disse que ainda não recebeu oficialmente o pedido de utilização do Estádio do Café pelo Londrina. ''Houve uma conversa em que deixamos claro que vamos atendê-los, mas não fomos procurados oficialmente ainda'', contou Frisseli.
Vetados A comissão também vetou o Estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana, onde o Roma manda seus jogos. Isto ocorreu também no ano passado, quando a FPF solicitou uma série de providências. Atualmente, segundo Cunha, são necessários reparos em todos os setores, do gramado, passando por alambrados e até arquibancadas. ''Entramos no estádio por um rombo no alambrado, só para se ter uma idéia do abandono'', disse o engenheiro ao portal FutebolPR.
A Prefeitura de Apucarana, a exemplo da de Londrina, já mandou avisar que o estádio estará em perfeitas condições para receber os jogos do Roma no Paranaense. O time faz o primeiro jogo em casa dia 14 ou 15 de janeiro, contra o Paranavaí. O custo das obras está orçado em R$ 30 mil e levariam 40 dias.
O Roma está preparando uma festa para o dia 28 de janeiro, quando recebe o Coritiba, pela sexta rodada. Na mesma data, Apucarana comemora seu aniversário de 62 anos de fundação.
Em Francisco Beltrão, o Estádio Anilado também terá que ser adequado às exigências da comissão. Os muros laterais são muito baixos e devem ser levantados. O clube também terá de consertar os alambrados e melhorar o campo, que está descuidado. Ainda faltam passar por vistorias os estádios do Atlético, Coritiba, Paraná, Rio Branco e J. Malucelli.
Modelo Enquanto Londrina e Apucarana precisam reformar seus estádios para a competição, em Irati a única preocupação será na montagem do time. O Estádio Emílio Gomes foi o único que não teve nenhuma restrição por parte da comissão, que elogiou a diretoria do Iraty pela organização.

mockup