FRUSTRAÇÃO
PUBLICAÇÃO
domingo, 13 de fevereiro de 2000
Na estréia, Brasil empata com o Chile e
deixa a torcida com a pulga atrás da orelha
Paulo WolfgangFábio Júnior disputa lance com chileno na estréia do Brasil: ele e todo o time decepcionaram a torcidaPaulo WolfgangApresentação de GRD antes de Brasil x Chile: torcedores aplaudiram as ginastas e xingaram os políticosNão adiantaram os treinos secretos e as várias jogadas ensaiadas. A estréia da Seleção Brasileira no Torneio Pré-Olímpico em Londrina passou longe de ser a que o torcedor esperava. O empate com o Chile em 1 a 1 caiu como um banho de água fria na calorosa torcida que superlotou o Estádio do Café na noite de 19 de janeiro.
E a expectativa não era para menos: antes da estréia no torneio o Brasil mostrou sua força nos amistosos diante das modestas seleções de Trinidad & Tobago e da Costa Rica.
No primeiro jogo, quarta-feira, 12 de janeiro, em Florianópolis, foi um verdadeiro passeio: o Brasil lascou 7 a 0 com um show à parte dos paranaenses Alex, Mozart e dos revelados aqui Adriano, Warley e Lucas.
No jogo contra a Costa Rica, em Maringá, o Estádio Wille Davis recebeu mais de 30 mil torcedores que assistiram a tranquila vitória brasileira por 4 a 1. O técnico Wanderley Luxemburgo gostou e disse que os testes foram válidos. Para ele, o time iria crescer mais durante a disputa do torneio. Nem mesmo os atrasos de jogadores que foram curtir um pouco da quentíssima noite londrinense abalavam a confiança do técnico, que classificava o incidente como insignificante.
Enquanto os adversários chegavam a Londrina dizendo que não temiam a Seleção Brasileira, o time se preparava para a tão esperada estréia. Mas que se viu naquela noite de quarta-feira foi decepcionante: o resultado de 1 a 1 deixou o torcedor frustrado. As vaias da torcida nada mais foram que a consequência do futebol burocrático e sem brilho do time de Luxemburgo.
Mas antes do início da partida o londrinense deu o seu show: aplaudiu a cerimônia de abertura o destaque foi a equipe de Ginástica Rítmica Desportiva (GRV), que treinou na cidade e trouxe a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Winnipeg, no Canadá , e não perdoou os políticos presentes à festa de abertura do Pré, destinando a eles vaias e coros nada agradáveis.
No campo de jogo, o primeiro gol brasileiro só aconteceu aos 18 minutos da segunda etapa. Mozart fez boa jogada na meia cancha e achou Ronaldinho sozinho na cara do gol. Com um leve toque por cima do goleiro chileno, o atacante brasileiro deu a primeira alegria para a torcida brasileira no Pré-Olímpico.
Mas a alegria que durou pouco mais de 15 minutos. Aos 34 minutos Pizarro fez um golaço: pegou uma sobra e chutou de fora da parea sem chances para Sílvio, até então goleiro titular do Brasil. O torcedor saiu do Estado do Café desconfiado do que viria pela frente.