São Paulo - Dos seis países sul-americanos que vieram ao Brasil, só um não vai jogar as oitavas de final. Nesta quarta-feira, no estádio do Maracanã, no Rio, diante de um time misto da França, o Equador acabou prejudicado pela expulsão de seu principal jogador, Antonio Valencia, no começo do segundo tempo e ficou no empate sem gols com os europeus, despedindo-se da Copa.
Mesmo mandando no jogo, a França passou em branco no Maracanã, em um jogo bastante movimentado, com chances dos dois lados. Com sete pontos, os franceses confirmaram o primeiro lugar do Grupo E, com sete pontos, enquanto que a Suíça terminou em segundo, com seis. O Equador, que dependia só de si para chegar às oitavas, acabou com quatro pontos, em terceiro. Honduras só perdeu.
Nas oitavas de final, a França vai enfrentar a Nigéria, segunda colocada do Grupo F, na segunda-feira, às 13 horas, em Brasília. Os franceses, assim, ficam na mesma chave do Brasil e podem enfrentar a seleção na semifinal, em Belo Horizonte. Antes, precisariam enfrentar quem vencer o confronto entre o primeiro do Grupo G (possivelmente a Alemanha) e o segundo do Grupo H.

TITULARES POUPADOS
Já classificada, a França entrou em campo no Maracanã poupando diversos titulares. Com relação à equipe que venceu a Suíça, ficaram no banco Debuchy, Evra, Varane, Valbuena e Giroud, enquanto que Cabaye estava suspenso. No Equador, Reinaldo Rueda sacou Caicedo para escalar Arroyo no meio, deixando o time com apenas um atacante.
Com Enner Valencia isolado, o time sul-americano teve muita dificuldade ofensiva desde o início. Do outro lado, a França parecia jogar com o pé no freio. Escalado como titular, Benzema jogava em uma posição diferente da partida contra a Suíça, uma vez que Giroud estava no banco. Como centroavante, o jogador do Real Madrid quase não recebia bolas, tanto que só apareceu duas vezes no primeiro tempo, em um cruzamento que ele não alcançou e em um chute de longe que o goleiro pegou.
Em um dos primeiros lances do segundo tempo, Domínguez deu sorte em boa jogada francesa. Sagna cruzou da direita, Griezmann desviou e a bola foi no peito do goleiro, seguindo direto para a trave.
Praticamente no lance seguinte, Antonio Valencia disputou bola com Digne e foi com a sola na canela do lateral francês. O bandeirinha viu e avisou o árbitro, que expulsou o jogador do Manchester United, principal nome do futebol equatoriano.
Em busca da vitória, Deschamps trocou o volante Matuidi pelo atacante Giroud. Pouco depois, em Manaus, a Suíça fez 3 a 0 em Honduras, fazendo com que o Equador passasse a precisar de dois gols para avançar às oitavas. Os dois fatos, aliados, fizeram a partida ficar cada vez mais aberta no Maracanã.
De um lado, Ibarra cortou Varane e obrigou Lloris a fazer bonita defesa. Do outro, uma artilharia contra o gol equatoriano. Benzema tabelou com Giroud e viu Domínguez salvar o Equador. Rémy também tentou, em chute colocado, mas o dia era mesmo do goleiro sul-americano, que viu o lindo chute de Pogba passar à esquerda. No último lance de perigo dos franceses, Giroud cabeceou sozinho, nas mãos de Domínguez.

NO RIO DE JANEIRO

EQUADOR 0
Domínguez; Paredes, Guagua, Erazo e Walter Ayovi; Minda, Noboa (Caicedo), Antonio Valencia e Montero (Ibarra); Arroyo (Achilier) e Enner Valencia. Técnico: Reinaldo Rueda

FRANÇA 0
Lloris; Sagna, Koscielny, Sakho (Varane) e Digne; Schneiderlin, Pogba, Matuidi (Giroud), Sissoko e Griezmann (Rémy); Benzema. Técnico: Didier Deschamps

ÁRBITRO: Noumandiez Doue (Costa do Marfim)
ESTÁDIO: Maracanã
EXPULSÃO: Antonio Valencia
PÚBLICO: 73.749 pessoas

mockup