Agência Estado
De Detroit, EUA
A Fórmula Indy tem um novo líder: o escocês Dario Franchitti, com Reynard-Honda (equipe Green), venceu ontem o GP de Detroit e assumiu a ponta do campeonato. O Reynard-Honda de Montoya foi atingido por trás pela Lola-Mercedes de Hélio Castro Neves e não concluiu a corrida. Tony Kanaan, com Reynard-Honda (Forsythe II), foi o melhor brasileiro da corrida, terminando em 6º lugar. A próxima etapa, a 14ª da temporada, está marcada para o próximo domingo, em Mid-Ohio.
Montoya ficou muito irritado com o acidente que o tirou da liderança do campeonato. Ele mantinha o 1º lugar na classificação geral desde a corrida de Nazareth, dia 2 de maio. ‘‘Nós aceleramos ao mesmo tempo porque tivemos a impressão de que viria a bandeira verde. Mas ela não veio. O Montoya então freou de repente e eu bati atrás’’, justificou o piloto brasileiro.
A corrida teve diversos acidentes e, no mais grave, os pilotos Maurício Gugelmin e Patrick Carpentier bateram forte na curva 2. Gugelmin saiu ileso, mas o canadense Carpentier perdeu os sentidos e foi levado para o hospital de Detroit, com o pescoço imobilizado.
Gil de Ferran bateu durante a bandeira amarela e confessou que errou: ‘‘Eu queria deixar os pneus novos bem aquecidos e comecei a girar o volante para a direita e para a esquerda. E bati no muro.’’
Roberto Moreno, fazendo sua primeira corrida pela Newman-Haas no lugar de Christian Fittipaldi, foi atingido pelo carro de Montoya ao obstruir a ultrapassagem do colombiano. Mas conseguiu conduzir o carro até o final.
O mineiro Cristiano da Matta, com Reynard-Toyota (Arciero), também bateu forte durante a bandeira amarela, destruindo o carro. O piloto revelou que perdeu a direção na reta dos box.

mockup