Franchitti e Montoya decidem o título
Da Redação
Assim como na Fórmula 1, a temporada de Fórmula Indy chega ao final hoje, com dois pilotos lutando pelo título. De um lado, o escocês Dario Franchitti, da equipe Green e, de outro, o estreante colombiano Juan Pablo Montoya, da Chip Ganassi. A corrida de hoje será no oval superspeedway de Fontana, com a prova The Califórnia 500, que terá 250 voltas pelo circuito de 3.210 metros. Franchitti lidera o campeonato com 209 pontos, contra 200 de Montoya. A disputa começa às 18 horas (de Brasília) e será mostrada ao vivo pelo canal 20 (tv paga).
Depois de liderar boa parte do campeonato e quebrar recordes da categoria, Montoya corre hoje sob pressão. Para se igualar ao inglês Nigel Mansell, que venceu o campeonato em sua temporada de estréia, Montoya precisa superar a vantagem do escocês Dario Franchitti na prova de hoje. O escocês, que também busca o seu primeiro título na categoria, tem 209 pontos contra 200 do piloto colombiano. Antes dos GPs de Houston e Surfers Paradise, as duas últimas etapas, Franchitti estava 28 pontos atrás do rival.
Apesar da vantagem do adversário, Montoya afirma estar tranquilo para a prova de Fontana, a segunda de circuito oval longo (2,5 milhas) que disputa. Na primeira, as 500 Milhas de Michigan, em julho, o colombiano foi o segundo. Gostei muito daquela corrida. Ganhava força a medida que progredia. Acredito que minha resistência física possa me dar vantagem, afirmou o colombiano, se referindo à longa duração da corrida. No ano passado, Jimmy Vasser venceu depois de 3h17 de corrida.
Franchitti diz não querer se impressionar com os nove pontos de vantagem sobre o rival. Ter mais pontos ajuda, mas, como se comprovou na Austrália, não decide nada, afirmou o escocês, que conseguiu três vitórias nesta temporada, mas nenhuma em um circuito oval. Montoya, que venceu sete vezes este ano, foi o primeiro nos ovais de Nazareth, Rio e Chicago.
Os dois pilotos terão mais dois incentivos para correr tudo o que sabem hoje: um prêmio de US$ para vencedor da corrida, dado pelo patrocinador da prova, e outro de igual valor para o campeão mundial.
A Cart, entidade que controla a Indy, está promovendo a disputa do título como uma luta de boxe. Os pilotos, assim como vários pugilistas, receberam apelidos. O líder virou algo como Dario Formidável Escocês Franchitti, e o colombiano, Juan O Formidável Juan Montoya. No combate, denominado pela Cart como Fúria em Fontana, o escocês vem em ascensão.
Em relação aos pilotos brasileiros, os mais cotados para um bom resultado e, quem sabe, até pensar em vitória são Christian Fittipaldi, da Newmann-Haas; Tony Kanaan, da Forsythe II; e Gil de Ferran, que se despede da equipe Walker, já que pilotará para a Penske no próximo ano. Estarão também em ação Maurício Gugelmin, da PacWest; Hélio Castro Neves, da Hogan; Cristiano da Matta, da Arciero-Wells; Gualter Salles, pela Bettenhausen; e Raul Boesel, com a Payton-Coyne.
CLASSIFICAÇÃO
1º Dario Franchitti - 209
2º Juan Pablo Montoya - 200
3º Paul Tracy - 161
4º Michael Andretti - 151
5º Max Papis - 127
6º Adrian Fernandez - 120
7º Christian Fittipaldi - 107
8º Gil de Ferran - 104
9º Greg Moore - 97
10º Jimmy Vasser - 94
11º Bryan Herta - 82
12º Tony Kanaan - 80
13º Patrick Carpentier - 61
14º Roberto Moreno - 58
15º Hélio Castro Neves - 48
16º P. J. Jones - 37
17º Maurício Gugelmin - 36
18º Cristiano da Matta - 32
19º Scott Pruett - 27
20º Richie Hearn - 26
21º Robby Gordon - 25
22º Al Unser Jr. - 20
23º Mark Blundell - 9
24º Jan Magnussen - 8
25º Michel Jourdain Jr. - 7
26º Gualter Salles - 5
27º Alex Barron,
Tarso Marques
e Memo Gidley - 4
30º Denis Vitolo
e Andrea Montermini - 2
32º Gonzalo Rodríguez
e Raul Boesel - 1O escocês Dario Franchitti lidera com nove pontos de vantagem sobre o colombiano Juan Pablo Montoya
France PressePERTO DO TÍTULOO líder Dario Franchitti vem em ascensão nesta reta finalFrance PresseJuan Pablo Montoya perdeu chance de ser campeão na Austrália





