França tenta apagar vexame de 2002
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de junho de 2006
Folhapress 
São Paulo - Recuperar a imagem arranhada pela fraco desempenho de 2002. É com esse objetivo que os franceses estréiam hoje, contra a Suíça, às 13 horas (horário de Brasília), em Stuttgart, pelo Grupo G. No Mundial passado, os então campeões desembarcaram como os grandes favoritos, mas acabaram eliminados logo na primeira fase, com derrotas para Senegal e Dinamarca. Não marcaram nenhum gol e conseguiram apenas um ponto em empate diante do Uruguai.
Eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa (1998, 2000 e 2003) e grande nome da seleção campeã do mundo em 98, o meia Zinedine Zidane, 33 anos, já anunciou que deixará o futebol após a Copa, independentemente do resultado alcançado. Fora da seleção, Zidane foi convencido pelo técnico Raymon Domenech a voltar no final das Eliminatórias, destacou-se e foi um dos principais responsáveis pela classificação.
Além do trauma de 2002, a França sofreu uma dura perda às vésperas do embarque para a Alemanha. Em amistoso preparatório contra a China, o atacante Cissé, do Liverpool, fraturou a perna e teve de ser cortado. Sidney Govou, do Lyon, foi convocado para o seu lugar.
Com a saída de Cissé, Domenech fez mistério para definir o companheiro de Henry no ataque. O experiente Trezeguet e Louis Saha disputam a posição.
Com sete participações em Mundiais, a Suíça espera pelo menos chegar às oitavas-de-final. A tarefa é possível, já que, além da França, Coréia do Sul e Togo completam a chave. A equipe surpreendeu ao eliminar a favorita Turquia terceira colocada na Copa de 2002 na repescagem das Eliminatórias européias, em dois jogos bastante disputados.
França e Suíça se enfrentaram duas vezes durante as Eliminatórias. Em Saint-Denis, não saíram do 0 a 0 e, em Berna, ficaram no empate em 1 a 1.
FRANÇA
Barthez; Sagnol, Thuram, Gallas e Abidal; Vieira, Makelele, Malouda e Zidane; Louis Saha (Trezeguet) e Henry. Técnico: Raymond Domenech
SUÍÇA
Zuberbuehler; Magnin, Senderos, Mueller e Degen; Wicky, Vogel, Cabanas e Barnetta; Frei e Gygax. Técnico: Koebi Kuhn
Árbitro: Valentin Ivanov (RUS)
Estádio: Gottlieb Daimler, em Stuttgart
Horário: 13 horas


