SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Sem perder há três partidas, o Fortaleza, lanterna da Série A, vai a Santa Catarina enfrentar o Avaí, nesta quinta-feira (16), buscando sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro. Válida pela 12ª rodada, a disputa será no estádio da Ressacada, em Florianópolis, às 19h.

Somando apenas sete pontos em 11 jogos, o clube nordestino precisa da vitória para manter viva esperança de se afastar da zona de rebaixamento. Para isso, o Fortaleza aposta em um retrospecto positivo contra o time catarinense.

Foram 14 encontros diretos entre os clube tricolor e o Avaí, nos quais o Fortaleza soma sete vitórias e quatro empates. O time nordestino não perde para o adversário desde setembro de 2008, em jogo pela Série B. Desde então, foram quatro embates, dos quais o Fortaleza venceu três e empatou um.

O Avaí, por sua vez, entra em campo tentando manter o bom momento após vitória sobre o Botafogo, na segunda-feira (13), quando superou um jejum de seis meses sem vencer fora de casa. Somando 14 pontos em 11 jogos, o clube ocupa a 11º posição.

Para se manter na parte de cima da tabela, o elenco catarinense também precisa superar outro tabu contra o Fortaleza: o time nunca venceu o adversário cearense ao jogar como mandante no Campeonato Brasileiro.

De olho na vitória, o técnico Eduardo Barroca terá que circular as suspensões de Raniele e Eduardo, que receberam o terceiro cartão amarelo na última rodada, e de Bruno Silva, que recebeu cartão vermelho. O goleiro Douglas foi substituído na partida contra o Botafogo após sentir dores no joelho, e é dúvida para esta quinta-feira. Em compensação, o zagueiro Bressan se recuperou de lesão e já treina com o time, podendo estar entre os relacionados. O zagueiro Rafael Vaz, oficializado pelo clube nesta terça-feira (14), também deve estar à disposição. Uma provável escalação do Avaí tem: Vladimir; Kevin, Rodrigo Freitas (Bressan), Arthur Chaves e Cortez; Lucas Ventura, Jean Cléber, Matheus Galdezani; Muriqui, Bissoli e William Pottker.

O Fortaleza, por sua vez, não poderá contar com o meia Yago Pikachu, que tomou seu terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. Tinga, Depietri e Matheus Vargas continuam no departamento médico do time. Uma provável escalação do técnico Juan Pablo Vojvoda tem: Boeck; Landázuri (Ceballos), Benevenuto, Titi; Romarinho, Felipe, Hércules, Lucas Lima, Lucas Crispim; Romero e Moisés.

O Fortaleza entra em campo novamente no domingo (19), contra o Athletico-PR, na Arena Castelão, em Fortaleza (PE). No mesmo dia, o Avaí enfrenta o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Estádio: Ressacada, em Florianópolis

Horário: Às 19h (de Brasília) desta quinta-feira (16)

Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)

VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Transmissão: Premiere