Fórmula Truck dá largada em Goiânia
PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de março de 2003
Reportagem Local 
Logo na corrida de abertura da temporada, que será realizada hoje, em Goiânia, os pilotos da Fórmula Truck terão pela frente um grande desafio: chegar ao final da prova, no exigente circuito goiano. A pista tem uma das maiores retas do calendário, mas as curvas travadas, o calor e o asfalto abrasivo levam os caminhões ao limite, causando vários abandonos. Cerca de 40 mil pessoas são esperadas para a disputa, que terá início às 14h10.
O campeonato da Fórmula Truck, com nove corridas, é relativamente curto e quem pretende terminar o ano como campeão não pode perder pontos nas primeiras corridas da temporada, como ficou claro no ano passado, quando Roberval Andrade abriu boa vantagem sobre os adversários e depois apenas administrou os resultados para chegar ao título. No fim, o vice-campeão Wellington Cirino reconheceu que suas chances de vencer o campeonato foram reduzidas pelos problemas que enfrentou no início do campeonato. Nem mesmo suas duas vitórias nas três últimas etapas lhe deram o primeiro lugar na tabela de classificação.
Além da briga pelo título, que deve ser novamente muito interessante, outra atração desta temporada da Fórmula Truck é a presença das fábricas. Seis marcas vão disputar o campeonato (Volvo, Scania, Mercedes-Benz, Iveco, Ford e Volkswagen) e algumas delas vão aumentar o número de caminhões na pista.
Entre os pilotos estreantes, vem aí um sobrenome famoso. Geraldo Piquet, filho do tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, foi contratado pela equipe ABF/Mercedes-Benz e será companheiro de Wellington Cirino. Com 24 anos, Piquet passou pelo kart e pela Espron antes de despertar o interesse da ABF para substituir o paranaense Flavio Trindade no time.
Para enfrentar um campeonato que promete ser bastante equilibrado, o campeão da temporada de 96, Renato Martins, terá um caminhão novo da Volkswagen e os primeiros testes com o Titan Tractor foram feitos na pista de Goiânia, que recebe a etapa de abertura. ''É cedo para falar sobre o que ele pode fazer nesta temporada, mas o caminhão tem pinta de campeão'', comentou o paulista Martins.
Outros pilotos vão manter suas parcerias este ano, devido aos bons resultados alcançados em 2002. O atual campeão, Roberval Andrade, parte em busca do segundo título com o caminhão Scania. Djalma Fogaça e Beto Monteiro, também favoritos para o campeonato deste ano, continuarão correndo com o modelo da Ford. Jorge Fleck quer voltar a vencer o campeonato, com um Volvo.
A boa notícia para a primeira etapa do ano é o retorno do londrinense Ernesto Pívaro Neto, o Gardenal, que voltou a pilotar quatro meses após o grave acidente que sofreu numa categoria de marcas paranaense (ver boxe).


