Com Safira no lugar do volante Romulo, Tubarão vai pra cima do Santa Cruz com obrigação de sair com os três pontos
Com Safira no lugar do volante Romulo, Tubarão vai pra cima do Santa Cruz com obrigação de sair com os três pontos | Foto: Marcos Zanutto



Se em time que se ganha não se mexe, o ditado é inverso quando o resultado não vem. Se até a última rodada o Londrina vinha de uma boa sequência de vitórias e atuações convincentes, a derrota e o desempenho ruim diante do Paraná Clube mudaram a forma de pensar no alviceleste.

Como vencer o Santa Cruz na sexta-feira (22), no estádio do Café, é primordial para as pretensões do clube na Série B, o técnico Claudio Tencati vai aumentar o poderio ofensivo da equipe com a entrada do atacante Safira e vai promover a estreia do lateral-esquerdo Quaresma no lugar de Ayrton, que não atravessa um bom momento na competição.

A outra novidade no time titular no treino da quarta-feira (20) foi o retorno do volante Jardel, que cumpriu a suspensão pelo terceiro amarelo na Vila Capanema. Sem poder contar com Romulo, vetado pelo departamento médico em razão de uma lesão no tornozelo, Tencati escalou Safira no ataque.

"Se o jogo contra o Paraná fosse em casa, o Safira já seria titular na rodada passada. Vamos aproveitar o bom momento que ele vive", frisou Tencati. Com a escalação de Safira ao lado de Carlos Henrique, o LEC terá a mesma dupla ofensiva da goleada sobre o Brasil de Pelotas por 4 a 1.

"Nos entendemos bem. Foi assim contra o Cruzeiro e também o Brasil. Tem tudo para dar certo agora novamente", apontou Carlos Henrique. "Procuramos jogar em cima dos dois zagueiros e abrir mais o campo para o Celsinho e o Artur".

A grande surpresa na escalação é a presença do lateral Quaresma, que apesar de ter chegado ao clube no início da temporada ainda não fez sequer uma partida oficial pelo alviceleste. O jogador sofreu uma grave lesão no joelho nos seus primeiros treinamentos e precisou passar por uma cirurgia, que o afastou dos gramados por seis meses.

"Ele tem uma característica parecida com a do Igor Miranda. Jogador do um contra um, do drible e da força física. Acredito muito nele e ele mostrou qualidade desde a pré-temporada. Vinha treinando bem e aguardando esta chance", ressaltou Tencati.

Titular incontestável desde o início do ano, Ayrton tem oscilado muito nas últimas partidas e por isso perdeu a vaga na lateral-esquerda. "Não é pelo último jogo e sou muito criterioso em relação a mudanças. Mas, chega um momento que temos que fazer. É preciso dar um 'start' e despertar de novo alguns jogadores do elenco", cobrou o treinador.

O Londrina deve ir a campo na sexta-feira com César; Reginaldo, Dirceu, Édson Silva e Quaresma; Germano, Jardel e Celsinho; Artur, Carlos Henrique e Safira.

REFORÇO
O LEC apresentou antes do treino no Café o volante Romisson, 21 anos, como mais um reforço para o elenco. Revelado no Coruripe (AL), o jogador chega com um contrato de um ano e é uma aposta para a próxima temporada. Apesar disso, o volante está inscrito na Série B e pode ser utilizado pelo técnico Claudio Tencati na sequência do Brasileiro.

"O Romisson abre uma nova era na administração do Londrina, que é ir atrás de novos valores para jogar por um longo tempo no clube, frutos de observação e pesquisa nossas no mercado. Ele chega com condições de jogar a Série B, mas este não é o principal compromisso dele e sim ser o passo inicial desta nova trajetória do Londrina", afirmou o executivo de futebol, Ocimar Bolicenho.

LEC quer aumentar receita com produtos oficiais
A ação que o Londrina vai realizar na sexta-feira (22), no estádio do Café, para coibir a venda de produtos falsos tem como objetivo também auxiliar e proteger os parceiros licenciados e, consequentemente, faturar mais em royalties.
"Vamos trabalhar para tirar de circulação e diminuir a venda de produtos piratas e depois fiscalizar os parceiros e ao mesmo tempo auxiliá-los com promoção e divulgação para aumentar as vendas", frisou o presidente alviceleste, Claudio Canuto.

O Londrina tem hoje 17 empresas credenciadas e autorizadas a venderem produtos oficiais do clube. No total, são 207 produtos licenciados que vão desde camisas, bonés, chaveiros até capacetes, capas para celular, coolers e tábuas para churrasco. O valor recebido pelo LEC como royalties varia de 5% a 13%, de acordo com cada produto. Todo o dinheiro arrecadado vai para os cofres do clube, com exceção de um pequeno percentual destinado a empresa que gerencia os contratos de licenciamento e procura novos parceiros.

O próprio Londrina reconhece que até o ano passado não havia um controle muito grande sobre os produtos licenciados e por isso o clube arrecadou apenas R$ 14 mil em royalties em 2016. Com um trabalho mais efetivo para buscar mais opções de produtos oficiais, mesmo sem revelar números, o clube garante que em 2017 já arrecadou mais do que no ano passado todo.

O LEC tem recebido muitas propostas para a inclusão de mais produtos oficiais e garante que a negociação, hoje, é mais eficaz e novas parcerias são firmadas após poucos dias de negociação. O clube finaliza os detalhes para o lançamento de um copo personalizado do jogo contra o Atlético Mineiro pela final da Copa da Primeira Liga. O objetivo é estender o projeto para que o torcedor possa ter uma coleção de copos alusivos a jogos importantes do clube na temporada. (L.F.C.)