Depois de especulações ouvidas durante o dia de que seria dispensado pela diretoria, o técnico do Londrina, Roberto Fonseca, colocou ontem à tarde o seu cargo à disposição, mas o presidente Peter Silva convenceu Fonseca a ficar. Após uma entrevista coletiva convocada por Peter para dizer que o treinador seguiria no comando do time, mesmo com pressões pela sua saída, Fonseca foi até a sede administrativo do clube, no Centro da cidade, para saber a vontade do dirigente.
''Se algo não está andando bem, coloco meu cargo à disposição. Ouvi muitos boatos hoje (ontem) de que alguém (da diretoria) teria sondado outro treinador, mas o presidente disse que não tem nada disso. A gente sabe que dá mais Ibope comentário negativo do que positivo a respeito do clube'', afirmou Fonseca.
O presidente disse à Folha que só cobrou o técnico em razão da queda de rendimento nos últimos dois jogos, contra o J. Malucelli (empate por 2 a 2 no VGD) e contra o Roma (derrota por 1 a 0 em Apucarana). ''Quero apenas que ele termine o projeto iniciado e ele me garantiu que vai atrás do objetivo de classificar o Londrina'', relatou Peter.
Antes de sentarem à mesa, o presidente convocou uma coletiva apenas para dizer à imprensa que Fonseca seria mantido e falou também sobre a chegada de um reforço e a saída de alguns jogadores. No horário do almoço, Peter se reuniu com o vice-presidente de futebol, Pérsius Sampaio, e com outros diretores, e se especulava que estariam conversando sobre a possível troca de treinador. Uma emissora de rádio dava como certa a queda de Fonseca, dizendo que já teria sido procurado o atual assistente-técnico da Adap/Galo, Dirceu Mattos.
Peter desmentiu a informação e disse que se houve contato foi sem sua anuência. ''Eu, como presidente do clube, não fui avisado de nada. E eu dou a última palavra no Londrina'', assegurou.
O dirigente se disse desapontado com a queda de rendimento nos últimos dois jogos e antecipou que haverá ''quatro ou cinco'' dispensas. ''O clube conta com 38 atletas, entre profissionais e juniores, e precisamos diminuir as despesas'', justificou.
De imediato, sairá um dos seis zagueiros, em razão da chegada de Geilson, que se apresentou ontem. Como o presidente quer preservar os juniores, os mais cotados para sair seriam Macalé e Daniel Melo. ''Não queria trazer mais nenhum jogador até o final do Paranaense, e só concordei com a vinda do Geílson para atender a um pedido do técnico. Mas nossa filosofia continuará a mesma e o treinador terá que se adequar a ela'', enfatizou.
Reforço - O zagueiro Geilson, 1m82, que chegou ontem, passou por Santa Cruz-RN e ABC-RN. O Londrina terá 50% dos seus direitos federativos e o contrato, segundo o coordenador de futebol Sidiclei Menezes será até o final de 2007.