SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Fluminense sofreu na quarta-feira (17) sua quarta derrota consecutiva atuando longe de seus domínios em partidas pelo Campeonato Brasileiro, desta vez em visita ao Juventude no Alfredo Jaconi, que terminou com o placar de 1 a 0 para os gaúchos.

Nos últimos seis jogos fora do Maracanã, o time tricolor teve um aproveitamento de só 16%. A sequência ruim tem sido definitiva para o time de Marcão seguir distante da disputa por vaga direta na próxima Libertadores —ele chegou à 34ª rodada na oitava posição, com 45 pontos..

Desde o empate por 2 a 2 contra o Cuiabá em 20 de setembro, o Fluminense acumulou cinco derrotas —para Corinthians, Santos, Grêmio, Ceará e Juventude, todas sem balançar as redes— e um triunfo, diante do Athletico-PR, pelo placar mínimo. Nas seis partidas, foram seis gols sofridos e um marcado.

Sob o mesmo recorte, se levada em consideração a trajetória dos adversários diretos na briga por vaga na competição continental, os tropeços custaram à equipe carioca pontos que poderiam colocá-la mais perto até do G-4.

Isso porque o Corinthians, atual quinto colocado, perdeu três jogos e empatou outros três nos últimos seis fora de casa. O Fortaleza, em sexto, acumulou três derrotas e três triunfos. O Internacional, na sétima posição e apenas dois pontos à frente, tem uma sequência recente como visitante tão ruim quanto a do Fluminense, com cinco derrotas e um empate.

Em oposição à má fase fora, o desempenho em casa é o que tem mantido o Fluminense entre os oito primeiros colocados da competição. É o que serve de alento ao clube das Laranjeiras em próximo compromisso, no Maracanã, às 17h deste domingo (21), diante do América-MG.

O time tricolor soma seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota nos últimos nove jogos que fez no Maracanã. Entre os resultados positivos estão triunfos contra times do topo da tabela, como Palmeiras, Flamengo e Red Bull Bragantino.

"Contamos com a presença e a companhia dos nossos torcedores. O diferencial vai ser nosso torcedor. Eles vão fazer a diferença em casa em um jogo muito importante contra o América", afirmou Marcão após a derrota para o Juventude.

Se considerada toda a competição, o Fluminense possui um aproveitamento de 60% dos pontos disputados como mandante —29 pontos de 48—, que contrastam com as estatísticas como visitante. Até agora, o time aproveitou do 31% dos pontos fora de casa —ou 16 de 51.

Ao longo da Série A, os rivais diretos do clube das Laranjeiras na tabela se saíram melhor como visitantes, apesar das recentes sequências ruins: o Corinthians conseguiu 22 pontos de 51 disputados, enquanto o Fortaleza garantiu 21, e o Inter, 18.

No Maracanã, o Fluminense precisará deter um adversário que há pouco tempo só falava em evitar o rebaixamento, mas agora, também com 45 pontos, já se credencia à briga por ida para a próxima Libertadores.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Horário: 17h (de Brasília) deste domingo (21)

Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)

VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Transmissão: Premiere