SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Os últimos dois jogos do Fluminense no Campeonato Brasileiro evidenciaram a montanha-russa que o clube vive na temporada. Depois de perder para o Grêmio, penúltimo colocado, por 1 a 0 na última terça (9), o clube tricolor se reabilitou batendo o Palmeiras, terceiro colocado, em casa, por 2 a 1.

O aproveitamento do Flu contra as equipes que estão no G4 do torneio é de 66,67% dos pontos. Diante de Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras e Bragantino, o time das Laranjeiras somou 14 dos 21 pontos possíveis até o momento.

Por outro lado, quando enfrenta as agremiações que estão na zona de rebaixamento, o rendimento cai. Nas partidas contra Juventude, Sport, Grêmio e Chapecoense, a equipe fez 10 dos 18 pontos que poderia até o momento. Ou seja, o rendimento é de 55,56%, abaixo do registrado contra os que estariam conseguindo a vaga direta na fase de grupo da Libertadores.

É justamente contra essas estatísticas que o tricolor carioca entra em campo nesta quarta-feira (17), quando encara justamente um time que está lutando para não ser rebaixado. O Fluminense enfrenta o Juventude, a partir das 20h30, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).

Essa oscilação é um dos fatores que faz com que o Flu não esteja mais próximo da parte de cima da tabela. Em oitavo lugar com 45 pontos, o tricolor das Laranjeiras teria 53 se tivesse 100% contra o Z4 e estaria à frente do Bragantino no momento (com 53 pontos contra 52 dos paulistas).

"Nós também estamos buscando respostas. Fizemos jogos muito bons contra Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo. Só que temos tido muito dificuldade contra as equipes que brigam na parte de baixo da tabela", disse o volante Yago Felipe ao Sportv.

Estádio: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Horário: 20h30 desta quarta-feira (17)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)