RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - A derrota no primeiro jogo do ano, contra o Bangu, na estreia no Campeonato Carioca, nem de longe se tornou um prenúncio para o Fluminense na temporada de 2022 até aqui.

Com uma boa sequência, incluindo vitória sobre os três rivais do Rio de Janeiro, o time tricolor encorpa e ganha força para desafios mais imediatos, como a fase final do Estadual e a disputa na pré-Libertadores —às 21h30 desta terça-feira (1º), receberá o Millonarios (COL), em jogo de volta da segunda fase.

Ao bater o Vasco no último sábado (26), o time das Laranjeiras chegou a nove vitórias consecutivas e igualou marca obtida, em jogos oficiais, apenas em 1941, quando conquistou o título do Campeonato Carioca no Fla-Flu da Lagoa.

Além disso, chegou à quinta vitória consecutiva em clássicos regionais, igualando uma sequência que aconteceu pela última vez em 1957.

Os resultados positivos amenizam e podem dar outro tom à relação entre o técnico Abel Braga e a torcida do Fluminense, que começou de forma conturbada ainda nos primeiros compromissos da temporada, com críticas e até vaias.

O triunfo sobre o Vasco também pode ter consequências em campo. Com um time apontado como reserva, Abel alterou o esquema tático e fez novos testes, tendo boas respostas. O elogiado desempenho acirra a briga por vaga na equipe principal e cria alternativas ao treinador.

Martinelli e Jhon Arias são dois nomes que podem ser citados nesta situação. Cano, que vem sendo decisivo, já vinha acirrando a briga com Fred e deve ser o novo titular com a lesão do camisa 9.

"É importante vencer os três clássicos sem soberba, com humildade. Fizemos um segundo tempo muito bom contra o Flamengo, um bom jogo contra o Botafogo e, hoje, um jogo seguro. Para terça, o time deles [Millonarios] não vai mudar nada, vai meter intensidade, velocidade, é um time de muita movimentação. Só que nós temos que dar uma resposta melhor", disse Abel após a vitória sobre o Vasco.

No primeiro duelo com o Millonarios, em Bogotá, o Fluminense venceu por 2 a 1, mesmo na altitude de 2.640 m e com direito a defesa de pênalti do goleiro Fábio. O time tricolor terá agora a vantagem do empate. Em caso de derrota por qualquer placar com um gol de diferença, a decisão irá para a marca da cal.

O vencedor deste confronto vai se classificar à terceira fase, quando vai encarar Atlético Nacional, da Colômbia, ou Olímpia, do Paraguai. Esta será a última etapa preliminar da competição continental antes da entrada de fato na fase de grupos.

Estádio: 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (1º)

Horário: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)

Transmissão: SBT e ESPN