Rio - A derrota na decisão da Copa Libertadores precisa ser encarada como coisa do passado. Esse é o pensamento do técnico Renato Gaúcho e dos jogadores do Fluminense, que ontem começaram a pensar na participação no Campeonato Brasileiro. Na lanterna da competição, com apenas três pontos conquistados, em 24 disputados, o Tricolor necessita começar o mais rapidamente possível uma reação, de preferência a partir do próximo domingo, às 18h10, quando vai ao Estádio Serra Dourada, medir forças com o Goiás pela nona rodada da competição.
''Se a gente tivesse vencido a Copa Libertadores a ressaca da comemoração teria que terminar logo porque domingo já tem jogo do Campeonato Brasileiro. Da mesma forma o sentimento ruim pela derrota precisa ser esquecido. O Fluminense tem time para subir na tabela e estar na parte de cima. Com certeza será uma questão de tempo'', disse o lateral-direito Gabriel.
Para o lateral-esquerdo Júnior César, a conquista da Copa Libertadores pelo Fluminense não modificaria em nada a forma de o time encarar o Campeonato Brasileiro. Por isso ele está confiante na melhora da equipe já a partir do duelo contra os goianos. ''No ano passado fomos campeões da Copa do Brasil, garantimos a vaga na Libertadores e não deixamos de buscar a vitória no Campeonato Brasileiro um só instante'', disse Júnior César.
O técnico do Tricolor admitiu a dificuldade em recuperar a auto-estima do grupo, mas mostrou confiança na reação da equipe no Campeonato Brasileiro, no qual ainda não venceu nenhuma partida e ocupa a última colocação com três pontos. ''Tenho certeza que vamos recuperar a auto-estima do grupo e buscar forças para correr atrás no Brasileiro. Tenho certeza que, no mínimo, lutaremos por uma vaga na Libertadores'', garantiu Renato.
Assim como o treinador da equipe, o coordenador do departamento de futebol, Branco, destacou o objetivo de voltar à Libertadores em 2009. ''Agora temos que focar exclusivamente no Brasileiro e buscar uma vaga na Libertadores do ano que vêm. O baque emocional (da derrota para a LDU) é forte, mas não temos tempo. O Fluminense é um time grande, tem um elenco forte e vamos buscar a recuperação'', destacou o dirigente.

mockup