Fluminense faz nova tentativa de virar a mesa na Segundona
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 26 de outubro de 1998
Agência Folha 
O Fluminense iniciou ontem à tarde mais uma tentativa para tentar virar a mesa no Campeonato Brasileiro da Série B. Os advogados do Bahia e do Ceará entraram na Justiça Desportiva pedindo os pontos de três partidas disputadas contra a Tuna Luso (PA). Caso os dois clubes consigam os pontos, a Série B sofrerá uma reviravolta.
O Bahia, que estava eliminado, permanecerá na competição, o Ceará terá que enfrentar outro adversário nos playoffs (mata-mata) e o Fluminense, que foi rebaixado para a Série C, vai continuar na Série B no próximo ano.
Hoje, o Fluminense deverá entrar na Justiça Desportiva com um pedido de terceiro interessado nos recursos do Bahia e do Ceará.
A iniciativa do Bahia é encarada na CBF como uma articulação do Fluminense, já que a diretoria do clube baiano dispensou praticamente todo o time e está atuando na Justiça Desportiva com o mesmo advogado do Fluminense, Antônio Augusto Alves de Souza.
A Desportiva (ES), por sua vez, será a principal prejudicada. O time capixaba já conseguiu a classificação para a terceira fase da competição após derrotar a Tuna Luso. Estou doido para fazer uma confusão na Série B. Quero encontrar um Ivens Mendes da vida para mudar tudo, disse o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Eduardo Viana, depois de se reunir com o secretário-geral da CBF, Marco Antônio Teixeira, e com o presidente interino da entidade, Alfredo Nunes.
Ivens Mendes presidiu a Comissão de Arbitragem da CBF durante o escândalo de corrupção no órgão que serviu para desencadear a primeira virada de mesa do Fluminense. Na ocasião, o clube carioca se manteve na Série A. Viana é o principal articulador da virada de mesa arquitetada pela diretoria do Fluminense.
O Americano (RJ), clube de Viana, também poderá se salvar do rebaixamento. Os advogados do Ceará e do Bahia vão usar os mesmos argumentos que o Sampaio Corrêa (MA) e o Santa Cruz (PE) utilizaram, com sucesso, no início do mês para ganhar os pontos das partidas contra o Volta Redonda.
O Bahia vai alegar que o Tuna Luso atuou com um jogador de forma irregular na partida realizada no dia 7 de setembro. Na ocasião, a equipe paraense venceu o Bahia, por 3 a 0, em Belém. O advogado do Ceará, por sua vez, vai pedir os pontos dos dois jogos com os paraenses - um empate e uma derrota.


