O Fluminense será o último brasileiro a estrear na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. A equipe carioca joga nesta terça-feira (17), às 13h, contra o Borussia Dortmund, da Alemanha, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, mesmo estádio da estreia do Palmeiras, que empatou por 0 a 0 com o Porto.

As duas equipes estão no grupo F da competição, ao lado de Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, e Mamelodi Sundowns, da África do Sul, que se enfrentam às 19h, em Orlando.

O Flu entra na disputa da Copa do Mundo de Clubes por ter conquistado a Copa Libertadores da América em 2023, na decisão contra o Boca Juniors, no Maracanã. O Borussia Dortmund, por sua vez, foi vice da Champions League na temporada 2023/24, sendo derrotado pelo Real Madrid, mas garantindo a pontuação no ranking que levou a equipe ao torneio mundial. O Tricolor das Laranjeiras busca seu primeiro título mundial de clubes, enquanto os alemães venceram a competição intercontinental em 1997, diante do Cruzeiro, no Japão.

Em campo, o Fluminense não poderá contar com seu principal reforço para a Copa do Mundo de Clubes. O venezuelano Yeferson Soteldo, contratado do Santos, sofreu uma lesão pela seleção da Venezuela durante a data Fifa e está fora da fase de grupos do torneio. Além disso, Germán Cano vai ficar no banco na estreia, já que se recuperou recentemente de lesão e está sem ritmo de jogo.

“O Cano é um jogador que está voltando de lesão, está 100% curado, mas o que falta é ritmo de jogo, e isso é muito importante para um jogador", disse Renato Gaúcho em entrevista coletiva pré-jogo.

Uma provável escalação do técnico Renato Gaúcho para a partida tem Fábio; Samuel Xavier, Freytes, Thiago Silva e Renê; Hércules, Martinelli e Ganso; Arias, Serna e Everaldo.

Os alemães, comandados por Niko Kovac, não terão o zagueiro Schlotterbeck e os volantes Emre Can e Salih Ozcan, lesionados. Uma provável formação tem Kobel; Ryerson, Sule, Anton e Svensson; Bensebaini, Brandt e Nmecha; Gross, Adeyemi e Guirassy.

BOTAFOGO VENCE

Quem entrou em campo e venceu no Mundial foi o Botafogo, que largou com o pé direito no grupo B e divide a liderança com o PSG. O time francês goleou o Atlético de Madrid por 4 a 0. Na madrugada de domingo para segunda-feira, o Glorioso venceu o Seattle Sounders por 2 a 1, jogando em Seattle, com gols de Jair e Igor Jesus. O gol do time da casa foi de Roldan. Botafogo e PSG se enfrentam na quinta-feira (19), às 22h (de Brasília), no estádio Rose Bowl, em Pasadena. O outro jogo do grupo será mais cedo, às 19h, entre Atlético de Madrid e Seattle Sounders, no Seattle Field.

O Cano é um jogador que está voltando de lesão, está 100% curado, mas o que falta é ritmo de jogo, e isso é muito importante para um jogador", disse Renato Gaúcho em entrevista coletiva pré-jogo
O Cano é um jogador que está voltando de lesão, está 100% curado, mas o que falta é ritmo de jogo, e isso é muito importante para um jogador", disse Renato Gaúcho em entrevista coletiva pré-jogo | Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC
mockup