RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - O Fluminense volta da Argentina tendo na bagagem uma situação bem complicada na disputa por vaga nas oitavas de final Copa Sul-Americana. O time tricolor ficou no empate sem gols com o Unión Santa Fe, nesta quinta-feira (19), e depende de uma combinação de resultados para avançar na competição.

Com o placar, o Unión Santa Fe foi a nove pontos, um atrás do líder Junior Barranquilla. Já o time das Laranjeiras foi a oito, enquanto o lanterna Oriente Petrolero ainda não pontuou.

Neste cenário, o Fluminense vai para a última rodada precisando vencer o Petrolero, torcer pelo empate no outro jogo da chave e superar o Barranquilla no saldo de gols —hoje os colombianos têm seis e os brasileiros um.

Os comandados de Fernando Diniz voltam a campo no domingo (22), contra o Fortaleza, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.

O Fluminense foi a campo com uma formação quase que no 4-4-2, tendo um meio de campo com Wellington à frente da zaga, André e Nathan mais alinhados e Ganso à frente. Após um início de pressão do União Santa Fe, a equipe tricolor conseguiu ter a bola e trocar passes, mas teve dificuldade em achar espaços para criar oportunidades mais claras.

Na volta do intervalo, o time das Laranjeiras tentou imprimir um jogo mais consistente e vertical, mas ainda parava na forte marcação do Santa Fe. Diniz tentou mudar a cara da equipe, e tirou Ganso e Nathan para as entradas de Arias e Willian Bigode. Ao mesmo tempo que houve um volume maior no ataque, o time ficou um pouco mais espaçado.

Posteriormente, o treinador ainda fez novas alterações buscando ser mais ofensivo, mas o time pecava na criação e não conseguia ser tão efetivo. E passou a ser pressionado.

O Unión Santa Fe tentou aplicar uma pressão nos primeiros minutos, marcando a saída de bola do Fluminense. Porém, a estratégia não durou muito e logo a equipe consolidou as linhas de marcação para explorar as saídas em velocidade, principalmente explorando as costas do lado direito da defesa tricolor.

No retorno para o segundo tempo, o Santa Fe viu um Fluminense tentando mudar de postura, e apertou a marcação. Aos poucos, com a defesa bem postada e o clube tricolor indo ao ataque, passou a achar alguns espaços.

UNIÓN SANTA FE

Mele; Brítez, Calderón, Polenta (Vera) e Esquivel; Peralta Bauer (Machuca), Portillo e Roldán (Roldán); Zenón, Luna Diale e Jonatan Álvez. T.: Gustavo Munúa

FLUMINENSE

Fábio; Yago Felipe (Nonato), Nino, David Braz e Pineida (Caio Paulista); Wellington (Marlon), André, Nathan (Willian Bigode) e Ganso (Arias); Luiz Henrique e Cano. T.: Fernando Diniz

Estádio: Estádio 15 de Abril

Árbitro: Andres Cunha (URU)

Assistentes: Carlos Barreiro (URU) e Horacio Ferreiro (URU)

Cartões amarelos: Calderón, Esquivel, Alvez, Vera (CAU); Pineida, Willian Bigode (FLU)