Rio de Janeiro - Pesaram a tradição e a força da camisa. O Fluminense conquistou ontem pela trigésima vez o título do Campeonato Carioca, ao vencer de virada o Volta Redonda por 3 a 1. Pouco mais de 70 mil lotaram o Maracanã para ver uma decisão que atingiu o ponto máximo no gol do zagueiro Antônio Carlos, aos 47 minutos do segundo tempo. O lance determinou a conquista do Tricolor. Ele surgiu numa falha incrível do goleiro do Volta Redonda, Lugão, anunciado durante a semana como reforço do Fluminense para o restante da temporada.
Lugão saiu muito mal do gol para interceptar um cruzamento da intermediária. Estava sem ninguém à frente para atrapalhá-lo, apenas Antônio Carlos, que cabeceou meio sem querer. Antes disso, a vitória parcial do Fluminense por 2 a 1 levaria a disputa para as cobranças de pênaltis. Isso porque no primeiro jogo, o Volta Redonda venceu por 4 a 3, também de virada.
O atacante Fábio aproveitou uma falha de marcação da zaga tricolor e fez 1 a 0 para o Volta Redonda aos 10 minutos.
Aos 47, veio o empate polêmico. Tuta cabeceou a bola na trave. Na volta, ela bateu no zagueiro Aílson e entrou. Os jogadores do Volta Redonda pediram falta de Tuta no goleiro Lugão.
Depois do intervalo, a pressão recomeçou. O Volta Redonda se defendia de qualquer maneira. Aos 12 minutos o atacante Tuta acertou o rosto de Maciel com uma cotovelada e foi expulso. Mas o árbitro Edilson Soares da Silva deu ''uma compensada'' cinco minutos depois, expulsar Mário César, por uma falta de ataque.
Incentivado pela torcida, o Fluminense fez o segundo gol aos 23: Juan cobrou falta e Marcão desviou sutilmente de cabeça. Nos descontos, com a colaboração do novo contratado do Fluminense, Antônio Carlos encerrou o campeonato.


NO RIO DE JANEIRO

Fluminense 3

Kléber; Gabriel, Antônio Carlos, Fabiano Eller e Juan; Marcão, Arouca, Diego (Alex) e Juninho (Rodrigo Tiuí); Leandro e Tuta. Técnico> Abel Braga

Volta Redonda 1

Lugão; Schneider, Aílson, Alemão e Maciel (Hamílton); Jonílson, Adriano Felício (Élson), Mário César e Gláuber; Fábio (Micão) e Túlio. Técnico> Dário Lourenço

Árbitro: Edilson Soares da Silva
Estádio: Maracanã
Expulsão: Mário César e Tuta
Gols: Fábio aos 10 e Tuta aos 47 do 1º tempo; Marcão aos 23 e Antonio Carlos aos 47 do 2º tempo