Flamengo reserva 2 mil barris de chope
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 17 de junho de 1999
Por Silvio Barsetti e Rodrigo Mattos 
Rio, 18 (AE) - Para deixar os torcedores mais confiantes
Romário teve hoje a presença confirmada na decisão de amanhã do Campeonato Carioca, às 16 horas, no Maracanã, contra o Vasco. Ele treinou normalmente. "Fiz os mesmos movimentos que costumo fazer nos jogos e não senti nada", declarou. Romário apontou o adversário como favorito.
O artilheiro do Carioca disse que a conquista da competição vai ter um significado especial. "Não vai ser um jogo qualquer; é a decisão do penúltimo Carioca do século e será uma honra vencer." Romário evitou dar declarações que pudessem ser compreendidas como provocações ao rival Edmundo, seu ex-amigo. "Não tenho de dar respostas a Edmundo e não existe nenhum conflito com ele."
O zagueiro Luís Alberto, o principal encarregado de vigiar Edmundo, disse estar bem entrosado com Fabão para evitar os gols do artilheiro. "Ele tem de ser respeitado, é um jogador brigador e malandro, que parte para cima dos defensores."
O grande desfalque do Flamengo vai ser o meia Iranildo, um dos grandes destaques do rubro-negro no Carioca. De seus passes surgiram vários gols de Romário. Iranildo está contundido e só deve voltar a jogar no Campeonato Brasileiro. O meia, no entanto, deve assistir à decisão no Maracanã. "Quero ir ao vestiário para participar da corrente antes da entrada do time em campo."
Os dirigentes do Flamengo não anunciaram qual será a premiação pelo título. Há reservas de dois mil barris de chope na sede do clube, na Gávea. A festa pela conquista do título pode ser transferida para a Marquês de Sapucaí, no sambódromo.
O Flamengo tenta amanhã o primeiro título da "era" Gilmar Rinaldi, o ex-goleiro que impôs a disciplina como regra na Gávea. Desde que assumiu no início do ano o posto de superintendente de Futebol do Flamengo, Gilmar mudou alguns conceitos no clube, afastou jogadores que demonstravam pouca vontade de atuar com a camisa rubro-negra, incentivou o profissionalismo em várias áreas do futebol e até impôs uma multa a Romário por ele ter faltado a um treino. Gilmar prometeu um título à torcida do Flamengo ainda no primeiro turno e conta hoje com um grupo coeso que se uniu em torno do técnico Carlinhos. Ficha Técnica: Flamengo - Clemer; Pimentel, Luís Alberto, Fabão e Athirson; Leandro, Jorginho, Beto e Fábio Baiano; Romário e Rodrigo Mendes. Técnico Carlinhos. Juiz - Claudio Vinicius Cerdeira (RJ) TV - Globo - ESPN/Brasil - Globosat/Sportv Horário - 16hs.


