SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Flamengo se prepara para receber o Tolima, da Colômbia, nesta quarta-feira (6), no Maracanã, às 21h30 (de Brasília), mirando a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. O time rubro-negro venceu o adversário por 1 a 0 no jogo de ida, na última quarta-feira (29), e precisa no mínimo de um empate para garantir a classificação. A partida acontece em uma semana agitada no clube carioca, que se prepara para receber o volante chileno Arturo Vidal, nesta quarta-feira, para assinar contrato de 18 meses, com valores mensais perto dos R$ 1,2 milhão.

Internamente, Vidal é tratado como um sonho antigo no Flamengo. Mas, apesar de ter estado sempre presente no imaginário dos torcedores, do noticiário e até dos dirigentes, as conversas entre o clube carioca e o volante só aconteceram de fato em 2022. O contrato entre Vidal e Inter de Milão, da Itália, precisava ser encerrado para o clube carioca abrir a negociação. Com vínculo até junho de 2023, o volante precisava que a equipe italiana exercesse a rescisão através da cláusula que permitia a saída a partir de julho de 2022, mediante o pagamento de uma multa.

Em meio a isso, o Flamengo esperou e a negociação ficou estagnada nas tratativas iniciais esperando a proximidade da data, o que permitiu ao Boca Junior entrar na disputa pelo jogador e quase frustrar os planos do time rubro-negro, que conseguiu fechar o acordo no último final de semana.

Vidal chega ao Rio nesta quarta-feira para assinar contrato com o Flamengo e, logo à noite, estará presente no Maracanã para acompanhar o confronto com Tolima, pela volta das oitavas de final da Libertadores. A participação do volante na competição continental está condicionada à classificação do clube carioca às quartas. O atleta só pode estrear com a camisa rubro-negra a partir de 18 de julho, quando reabre a janela de transferências.

Enquanto isso, o time carioca também conta com notícias positivas no elenco, com o retorno de nomes importantes. João Gomes, que cumpria suspensão, está à disposição do técnico Doriva Júnior, assim como os jogadores que cumpriam isolamento após testarem positivo para Covid-19: Fabrício Bruno, Willian Arão, Matheus França e Diego Alves -este último, no entanto, já apresentava desgaste físico antes de ficar doente, e pode começar a partida no banco. O zagueiro Rodrigo Caio, que se recuperava de tendinite no joelho esquerdo, não sente mais dores, e também deve estar à disposição do técnico.

Portanto, uma possível escalação inicial do Flamengo tem: Santos; Rodinei (Matheuzinho), Rodrigo Caio, David Luiz (Pablo) e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Thiago Maia, Willian Arão e João Gomes; Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol.

O Tolima, por sua vez, ainda não deve contar com Andrés Ibargüen e Jonathan Marulanda, que já desfalcaram o time colombiano no jogo de ida após apresentarem problemas musculares. Uma provável escalação do técnico Hernán Torres tem: Alexander Domínguez; Leider Riascos, Julián Quiñones, José Moya e Júnior Hernández; Brayan Rovira e Rodrigo Ureña; Jeison Lucumí, Daniel Cataño (Raziel Garcia), Luis Miranda e Juan Fernando Caicedo.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Horário: Às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (6)

Árbitro: Mario Diaz de Vivar (PAR)

VAR: Eder Aquino (PAR)

Transmissão: ESPN e Star+