RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Há um mês Dorival Júnior assumiu o Flamengo com a missão de arrumar a casa. A evolução do elenco espantou a bagunça e dá a esperança de um caminho, mas ainda não se transformou na regularidade desejada. A paz na Gávea será colocada mais uma vez à prova nesta semana.

A sequência de quatro vitórias consecutivas foi quebrada na derrota para o Corinthians, pelo Brasileirão. De olho no Atlético-MG, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (13), às 21h30, no Maracanã, Dorival optou por mesclar a equipe, e esta é a nona escalação diferente em nove jogos.

Com o calendário em curso, o técnico tem pouco tempo para treinar e aproveita os jogos para os testes. As escalações inéditas reforçam que o Flamengo ainda caminha em busca de um time titular, no entanto, também provam que o treinador vem conseguindo, aos poucos, a evolução da equipe, independentemente das peças em campo.

Mesmo com pouco tempo e ainda buscando a regularidade, é possível ver as mãos de Dorival no time, fazendo jus ao motivo que foi contratado: organização.

Outros pontos chamam atenção neste mês de Dorival, entre eles a valorização individual do atleta. As características dos jogadores são levadas em conta, em meio ao esquema tático, além de utilizar jogadores com o objetivo de recuperar a confiança. Diego Alves, Rodinei e Léo Pereira voltaram a ser aproveitados pelo técnico.

Foram sete duplas de zaga diferentes neste período. Rodrigo Caio/Pablo, David Luiz/Léo Pereira lideram e foram a campo duas vezes cada. Nas laterais, a disputa está acirrada: Matheuzinho e Rodinei, assim como Ayrton Lucas e Filipe Luís. O meio-campo vivia uma oscilação e agora procura um novo caminho com as ausências de Andreas Pereira e Willian Arão, vendido ao Fenerbahçe.

Dorival acredita que o trabalho já colhe resultados dentro de campo. Na derrota para o Corinthians enalteceu a postura do elenco em campo, mas pontuou que o meio ainda precisa de ajustes.

"Temos de ter calma, tranquilidade. A equipe, mesmo alterada, mostrou qualidade. Respeitou tudo que foi solicitado. Atacamos de maneira organizada. Fico satisfeito com 32 dias de trabalho. Não com resultado, merecíamos melhor", avaliou o técnico, que completou:

"Estamos tentando mudar a característica, acelerando a troca de passe. Natural ter um jogo mais moroso nessa transição, mas na maioria das vezes conseguimos fazer com que a bola chegue com velocidade nos meias. Tem de criar os espaços na frente para receber em profundidade, tivemos isso contra o Tolima, hoje com mais dificuldade", finalizou.

O próximo desafio contra o Atlético-MG, no Maracanã, e vale vaga às quartas da Copa do Brasil. Com aproveitamento de 55%, Dorival vai a campo para o décimo jogo em busca da retomada rubro-negra. Para avançar, o Flamengo precisa ganhar por dois gols de diferença.

O desfalque certo do Rubro-Negro é Rodrigo Caio, com lesão no joelho. Com isso a escalação para encarar o Atlético-MG deve ser a seguinte: Santos; Matheuzinho, Léo Pereira (Pablo), David Luiz e Ayrton Lucas; João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro.

Já o Atlético-MG atuará pelo empate, pois venceu a partida por 2 a 1 no Mineirão. O volane Jair está à disposição, mas não tem escalação garantida. O Galo deve ter a seguinte formação: Everson; Mariano, Nathan Silva (Igor Rabello), Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Otávio (Jair), Zaracho (Rubens) e Nacho Fernández; Vargas e Hulk.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Horário: 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (13)

Juiz: Wilton Pereira Sampaio (GO)

VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Transmissão: Globo e Sportv