Flamengo goleia, mas fica de fora da semifinal
PUBLICAÇÃO
sábado, 12 de fevereiro de 2000
Por Rodrigo Mattos
Rio, 12 (AE) - O Flamengo goleou o Santos por 4 a 1, hoje, no Maracanã, mas não conseguiu classificar-se para as semifinais do Torneio Rio-São Paulo. Após a partida, os jogadores rubro-negro lamentaram terem atuado bem apenas no final da fase classificatória. Hoje, o time carioca mostrou qualidade, principalmente no seu meio-de-campo. O Santos, que precisava de um milagre para passar a segunda fase, desperdiçou oportunidades e apresentou falhas em sua defesa.
Um chute perigoso de Dodô antes do primeiro minuto foi a introdução para um partida movimentada e com muitas chances para os dois times. Após esse lance, as defesas passaram a superar os ataques por algum tempo. O Santos voltou a ameaçar aos 23m, quando Baiano tocou para fora após a saída do goleiro Clemer.
Em sua primeira participação efetiva no jogo, o sérvio Petkovic abriu o placar. Aos 29 minutos, o meia recebeu na intermediária, deu um corte seco em Galván e chutou cruzado. A bola ainda desviou em Márcio Santos antes de entrar lentamente no canto esquerdo.
A partir daí, o Flamengo cresceu na partida e passou a pressionar o Santos com os cruzamentos de Petkovic. Aos 35m, o sérvio cobrou escanteio e o zagueiro Juan antecipou-se ao goleiro Nei para tocar para o gol. Michel, que deixou a bola passar no primeiro poste, e o goleiro falharam no lance. No restante da primeira etapa, o Rubro-Negro tocou a bola para deixar o tempo passar.
Com as modificações feitas pelo técnico Carlos Alberto Silva - colocou Robert e Deivid -, o Santos começou o segundo tempo melhor. Após ter duas oportunidades, o time paulista chegou em lance criado por Deivid.
Aos 10m, o meia tocou para Dutra livre na esquerda, que encostou para Dodô, impedido, marcar com o gol vazio.
O Flamengo reagiu ao gol com um lançamento de Petkovic, que tocou para Leandro Machado desperdiçar, chutando em cima de Nei. Em seguida, foi a vez de Lúcio perder também na frente do goleiro. Aos 18m, Lúcio marcou o seu gol. Após chute cruzado de Leandro Machado, ele apenas desviou para fazer o terceiro.
Apesar de a torcida ficar em silêncio, desanimada com a notícia dos dois gols do Botafogo no Morumbi, o Rubro-Negro continuou melhor.
Rodrigo Mendes chutou forte e Nei evitou o gol e mais uma boa intervenção. O meia foi o responsável pela jogada que resultou no quarto gol do Flamengo. Aos 21m, Rodrigo cruzou para Leandro Machado fazer de cabeça.
Com a vitória definida, o Flamengo perdeu o interesse pela partida e passou a se preocupar com o jogo entre São Paulo e Botafogo. O técnico Paulo César Carpegiani pedia aos seus jogadores que prestasse atenção na partida, sem sucesso. O Santos dominava o jogo, mas esbarrava na displicência de Dodô. O jogador perdeu pelo menos duas boas oportunidades de gol. Gols - Petkovic, 29 minutos, e Juan, aos 35m, no primeiro tempo. Dodô, aos 10m, Lúcio, aos 18m, e Leandro Machado, aos 21m. Flamengo - Clemer; Maurinho, Juan, Luís Alberto e Athirson; Leandro ávila(Rogério), Rocha, Petkovic (Leonardo) e Rodrigo Mendes; Leandro Machado e Adriano (Lúcio). Técnico - Paulo César Carpegiani. Santos - Nei; Michel (David), Gálvan, Márcio Santos (Jean) e Rubens Cardoso; Anderson, Baiano, Dutra e Adiel (Robert); Caio e Dodô. Técnico - Carlos Alberto Silva. Juiz - Romildo Correa (SP). Local - Maracanã. Cartões amarelos - Rocha, Nei e Baiano. Renda e Púllico - Não divulgados.