Rio de Janeiro - O Flamengo decidirá a Supercopa do Brasil contra o Palmeiras neste sábado (28), às 16h30 (de Brasília, no estádio Mané Garrincha (DF), que embora não seja em sua cidade natal, o faz se sentir em casa. O clube rubro-negro já foi bicampeão no local, superando o Athletico-PR, por 3 a 0, em 2020, e o próprio Palmeiras, em 2021, em emocionante disputa de pênaltis.

Na Libertadores de 2021, o Flamengo aplicou uma acachapante goleada por 5 a 1 sobre o Olímpia (Paraguai), que garantiu a vaga para as semifinais. Na fase anterior, a equipe havia goleado também no Mané Garrincha o Defensa y Justicia por 4 a 1.

O Flamengo atuou estes dois jogos da Libertadores de 2021 no Mané Garrincha por conta da pandemia do coronavírus. Na época, o governo do Rio de Janeiro não havia liberado público nos estádios. Já o Distrito Federal, na ocasião, permitia parcialmente a presença de torcedores.

O clube rubro-negro tem um desempenho altamente positivo no Mané Garrincha, com um aproveitamento de 66,6%. Até aqui são 38 vitórias, 24 empates e apenas sete derrotas. Ou seja, o Flamengo venceu mais da metade dos jogos que atuou no estádio.

A torcida do Flamengo esgotou seus ingressos para a Supercopa do Brasil deste sábado cinco dias antes da partida. Ao todo, foram disponibilizadas 30 mil entradas para os rubro-negros, que ficarão nos setores Amarelo e Azul do estádio Mané Garrincha.

O clube possui um grande número de torcedores no Distrito Federal, que já lotaram a arena em outras oportunidades em jogos da equipe. Por conta disso, o clube rubro-negro vê a capital do Brasil como um ponto estratégico, tendo cinco lojas oficiais em Brasília.

O Flamengo finalizou, nesta sexta-feira (27), a preparação para a Supercopa do Brasil, e relacionou elenco completo. Bruno Henrique foi relacionado para a partida, porém, não vai atuar. A iniciativa do time rubro-negro é para que o jogador também possa receber a medalha, em caso de título.

O técnico Vítor Pereira conta com a habilidade de Arrascaeta para levar o Flamengo a mais uma conquista
O técnico Vítor Pereira conta com a habilidade de Arrascaeta para levar o Flamengo a mais uma conquista | Foto: Thiago Ribeiro/Agif/Folhapress

Bruno Henrique ainda se recupera de uma lesão multiligamentar no joelho direito, que aconteceu em junho do ano passado, durante o duelo com o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro. Ele retornou ao dia a dia do CT Ninho do Urubu em dezembro do ano passado e ainda não há prazo para voltar aos gramados.

Victor Hugo também aparece entre os relacionados, apesar de estar lesionado. para o setor mais ofensivo, Vítor Pereira tem à disposição Marinho, Everton Cebolinha, Gabigol e Pedro. Recentemente, o Flamengo contou com o retorno do zagueiro Rodrigo Caio, que também se recuperava de uma cirurgia no joelho esquerdo, realizada em setembro de 2022. O técnico Vítor Pereira tem dúvidas nas laterais: Varella ou Matheuzinho na direita e Filipe Luis ou Ayrton Lucas na esquerda.

ESCALAÇÃO ALVIVERDE

Principal destaque do Palmeiras na conquista do Brasileirão 2022, Dudu é esperança da torcida alviverde
Principal destaque do Palmeiras na conquista do Brasileirão 2022, Dudu é esperança da torcida alviverde | Foto: Rubens Cavallari/Folhapress

O Palmeiras também finalizou as preparações para a Supercopa na manhã desta sexta-feira. Após utilizar um time reserva na vitória contra o Ituano, pelo Campeonato Paulista, na quarta-feira (25), o técnico Abel Ferreira indicou uma escalação com força máxima para este sábado. Sem desfalques confirmados, o time alviverde jogar com formação titular.

EM BRASÍLIA

FLAMENGO

Santos; Guillermo Varela, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luis (Ayrton Lucas); Thiago Maia, Gerson, Éverton Ribeiro, Arrascaeta; Pedro e Gabigol.

Técnico: Vítor Pereira

PALMEIRAS

Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick.

Técnico: Abel Ferreira.

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)

Estádio: Mané Garrincha

Horário: Às 16h30 (de Brasília)