O Flamengo venceu o Chelsea na tarde desta sexta-feira (20), na Filadélfia, por 3 a 1, e assumiu a liderança do grupo D da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O time rubro-negro saiu atrás do placar, mas fez segundo tempo perfeito e contou com as alterações de Filipe Luís para virar o jogo contra o Chelsea com gols de Bruno Henrique, Danilo e Wallace Yan.

Falha defensiva e Chelsea na frente

O Flamengo fez bom início de partida na Filadélfia e assustou o Chelsea ainda nos primeiros minutos. Aos quatro, Ayrton Lucas fez jogada pelo lado esquerdo e finalizou de fora da área, mas parou no goleiro espanhol.

Mas o time rubro-negro falhou na defesa e viu o time inglês abrir o placar aos 13. Wesley e Pulgar não conseguiram sair jogando e o português Pedro Neto fez a roubada de bola. O atacante disparou em velocidade e tocou de pé esquerdo na saída de Rossi: 1 a 0.

O Flamengo não sentiu o gol do Chelsea e se manteve no campo ofensivo do adversário, controlando a posse de bola, mas não criou grandes jogadas de perigo nos minutos seguintes. A equipe só voltou a assustar aos 42, quando Arrascaeta cobrou falta na segunda trave, Gerson finalizou por cima de Sánchez, e o zagueiro Colwill salvou em cima da linha.

Filipe Luís decisivo

A etapa final voltou movimentada, mas com o Flamengo cedendo a bola para o Chelsea em busca dos contra-ataques. Foi assim que, aos oito, Gerson foi lançado em velocidade, cortou Colwill e finalizou de pé direito. A bola desviou em James e foi em direção à linha de fundo. Plata tentou finalizar, mas chegou mal e a bola saiu.

Aos dez, Filipe Luís mexeu, sacou Arrascaeta e colocou Bruno Henrique em campo, mudando a história da partida. Cinco minutos após entrar em campo, o camisa 27 aproveitou assistência de Plata e, com leve toque na bola, deixou tudo igual na Filadélfia: 1 a 1. E foi Bruno Henrique o decisivo mais uma vez aos 19. Pulgar bateu escanteio na cabeça do atacante, que ajeitou para o meio e Danilo finalizou para virar o jogo: 2 a 1.

Aos 22, a vida do Flamengo foi ainda mais facilitada. Jackson, atacante do Chelsea, entrou de sola na altura da canela de Ayrton Lucas e foi expulso.

A estrela de Filipe Luís brilhou mais uma vez aos 36. O treinador rubro-negro mandou o jovem Wallace Yan a campo na vaga de Gerson, e um minuto depois, em sua primeira jogada, o atacante aproveitou finalização ruim de Plata, dominou e tocou na saída de Sánchez: 3 a 1.

O Flamengo volta a jogar na terça-feira (24), às 22h, contra o Los Angeles FC, pela última rodada do grupo. Com um empate, o time rubro-negro garante vaga nas oitavas.

FICHA TÉCNICA

Flamengo

Rossi; Wesley (Varela), Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Jorginho, Gerson (Wallace Yan) e Arrascaeta (Bruno Henrique); Luiz Araújo (Pedro) e Plata (Michael). Técnico: Filipe Luís

Chelsea

Sánchez; Malo Gusto, Chalobah, Colwill e Cucurella; James (Lavia), Caicedo e Enzo Fernández (Guiu); Palmer (Madueke), Pedro Neto e Delap (Jackson) Técnico: Enzo Maresca

Estádio: Lincoln Financial Field, Filadélfia (EUA)

Árbitro: Ivan Barton (ESA)

Público: 54.019

Gols: Pedro Neto (CHE, 13' 1ºT), Bruno Henrique (FLA, 16', 2ºT), Danilo (FLA, 19', 2ºT), Wallace Yan (FLA, 37' 2ºT)

Cartão vermelho: Jackson (CHE, 22' 2ºT)

mockup