São Paulo - Talvez a maior atração do tradicional ''Festival de Velocidade'' de Goodwood, Inglaterra, amanhã e domingo, seja a Lotus 72D, modelo campeão do mundo em 1972. E o escalado para pilotá-la é ninguém menos que o homem que fez história com o carro: Emerson Fittipaldi. ''Entrar novamente nessa Lotus será como estar numa máquina do tempo'', disse o piloto.
Pouca gente sabe. O chassi utilizado por Emerson em toda a sua fase na Lotus, de 1970 a 1973, foi o mesmo. ''Eu não abria mão de correr com o chassi número 5'', disse o piloto, este ano, em Mônaco. Será esse chassi, restaurado por seu ex-mecânico-chefe, Eddie Dennis, que estará em Goodwood amanhã.
''A família do Colin Chapman (fundador da Lotus) vai estar presente e faz muito tempo que não vejo o Eddie Dennis. Com certeza será um fim de semana emocionante.''
O festival é realizado anualmente desde 1993. É considerado o maior evento de automóveis e motos históricos do mundo. O nível dos convidados dá bem uma idéia da sua importância: Jackie Stewart, Mario Andretti, Stirling Moss, Bary Sheene. Emerson já se apresentou no festival duas vezes. Em 1999 ele pilotou o Penske com que foi vice-campeão da Fórmula Indy, em 1994. Em 2000 conduziu a Lotus 72D usada por Ronnie Peterson em 1973.