SAQUAREMA, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Filipe Toledo é o grande campeão do Oi Rio Pro 2022, etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe. O surfista de Ubatuba bateu o também brasileiro Samuel Pupo com direito a nota 10 na final na praia de Itaúna, em Saquarema, e conquistou o evento realizado no Brasil pela quarta vez na carreira.

Antes de 2022, Filipinho foi campeão em 2015, no Rio de Janeiro, e venceu em Saquarema em 2018 e 2019. Com a vitória deste ano, ele conquistou o título das últimas três edições do evento no local. A etapa não foi realizada em 2020 e 2021 devido à pandemia da Covid-19.

Depois de um início de bateria morno, Filipe conquistou uma nota 10 com um aéreo gigante que levou a torcida na areia em Itaúna à loucura. Mais tarde, ele pegou mais uma ótima onda e recebeu 8,67, deixando Samuel para trás na combinação.

Depois, o surfista de Ubatuba pegou um tubo, completou com uma manobra forte e ganhou nota 7,33, que não foi suficiente para ampliar a vantagem. Já Samuel sofreu para encontrar boas ondas e teve uma nota boa apenas (8,00) em sua última onda, terminando com 10,73 no somatório, contra 18,67 de Filipinho.

Filipe é o atual líder do ranking mundial e já tem vaga garantida no WSL Finals, evento entre os cinco primeiros do ranking que decidirá o campeão da temporada em setembro, nos Estados Unidos.

O surfista de Ubatuba também é o atual vice-campeão mundial. Ele perdeu a grande decisão do Finals de 2021 para Gabriel Medina.

Após a etapa em Saquarema, o Circuito agora passa por África do Sul (julho) e Taiti (agosto) antes do Finals.

CARISSA É CAMPEÃ COM VIRADA NO FIM

A vencedora da chave feminina em Saquarema é a havaiana Carissa Moore. A campeã olímpica e pentacampeã mundial venceu a francesa Johanne Defay com um final emocionante.

Carissa perdia até o minuto final, mas pegou uma última onda que rendeu nota 9,50 e a virada contra Defay. No fim, a havaiana venceu por 15,43 pontos contra 12,33 de Johanne.

Carissa ainda eliminou Tatiana Weston-Webb, única brasileira no feminino em Saquarema, na semifinal.