Filipe Pimentel
Filipe Pimentel
Papelão
Esta semana estourou mais um cambalacho da Federação Paranaense de Futebol. Depois de não pagar as contas de água, luz, telefone e INSS, surgiu mais uma dívida. A FPF deve, desde 91, o IPTU do terreno onde está o Estádio Pinheirão e a sede da entidade. Pode! São R$ 1,1 milhão em impostos atrasados. Somando tudo que a FPF deve, o montante ultrapassa a casa dos R$ 7 milhões. Somente no Brasil, só no Paraná, só com a FPF, que não acontece absolutamente nada.
E o papelão não acaba aí. O presidente Onaireves Rolin de Moura, confirmou, ou melhor, confessou, que não fez o repasse dos 5% da arrecadação das bilheterias para o INSS, como é de lei. Sabe o que é isso: apropriação indébita! É crime. E o que aconteceu? ABSOLUTAMENTE nada! Sabe o que o Moura fez com o dinheiro? Usou para realizar obras no estádio! Como se isto justificasse se apropriar indebitamente de recursos, que por lei, deveriam ser destinados para outro setor.
Calados
Mas o que mais me deixa intrigado é o silêncio dos dirigentes dos clubes do Paraná. A ordem parece ser: nada a declarar, em uníssono. O presidente do Coritiba, empresário Joel Malucelli, afirmou categoricamente, que o clube não fará nenhum comentário sobre os últimos acontecimentos. Espero que isto seja apenas temporário. Entendo que já está na hora de os clubes colocarem um ponto final nos mandos e desmandos do senhor Moura. O esporte bretão parece estar em estado latente, desde que ele assumiu o comando da Federação. Não vejo crescimento, vejo campeonatos estaduais cada vez menos atraentes. Mexam-se, vamos mudar isto! Se estamos em um Estado que foi notícia mundial com os Jogos Mundiais da Natureza, não se pode deixar que o esporte das multidões morra por causa de gente que tem outros interesses.
Justificativa
Esta semana, enquanto escrevia uma matéria do Paraná Clube, fiz algumas consultas ao meu arquivo de jogos do Tricolor e pude perceber algumas coisas que até explicariam a derrocada da equipe, no Campeonato Brasileiro. Nas primeiras rodadas, o Paraná conseguiu manter um mesmo time jogando junto. Com isso criou-se um esquema, entrosamento e padrão de jogo. No entanto, quando começaram a aparecer problemas de contusão e suspensões, o time degringolou. Depois da quinta rodada, o Paraná não conseguiu repetir a mesma escalação em nenhum outro jogo e a partir daí começaram os problemas. Talvez isto justifique... Talvez!





