Figo critica postura de Cristiano Ronaldo
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Agência Estado 
Magaliesburg - Os portugueses que muito esperavam de Cristiano Ronaldo, seu maior jogador, na Copa do Mundo da África do Sul saíram decepcionados com o que ele apresentou. Muitos ainda questionam sua postura como capitão da equipe. Dentre seus críticos está Luís Figo, jogador que mais vezes vestiu o uniforme de Portugal e por anos foi o indiscutível capitão da seleção. Ele não gostou da postura do capitão na África.
''Não me interessa o que o Cristiano Ronaldo faz, interessa-me sim a imagem da seleção nacional'', disse ele, referindo-se às afirmações de Ronaldo após a desclassificação. Quando perguntado sobre os motivos da derrota, respondeu ''Pergunte ao Carlos Queiroz (técnico da seleção)''.
Durante o Mundial, tanto Ronaldo quanto o meia Deco queixaram-se do posicionamento e das funções que o técnico lhes atribuiu. ''Obviamente, meus critérios do que um capitão deve ser podem ser diferente dos de algumas pessoas. Mas um capitão, independentemente do sucesso ou fracasso, deve sempre defender o grupo. Sobretudo nos momentos mais difíceis, deve sempre dar a cara pelo grupo'', disse Figo.
Ontem, antes de voltar para a Europa, Carlos Queiroz pôs panos quentes na polêmica, mas deixou no ar indiretas para o atacante, que considera fundamental para a seleção lusa. ''É compreensível que haja frustrações. Neste momento, pode ser que elas não sejam bem contidas'', disse, enfatizando que ''Portugal precisa dele e ele precisa de Portugal''.
Queiroz, que comandará a equipe na Eurocopa de 2012, deixou um recado aos jogadores que pretendem continuar na seleção. ''Enquanto eu estiver à frente da seleção, se a camisa estiver pequena demais para algum corpo, então não precisam estar aqui'', disse. ''Ninguém está acima de Portugal'', afirmou.
O único a defender Cristiano Ronaldo foi o português José Mourinho, que vai comandar o atacante no Real Madrid. Ele frisou que não deixará que ponham sobre Cristiano Ronaldo ''as responsabilidades de uma equipe toda''.


