Fifa se lança em busca da Jules Rimet
PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de março de 2016
Jamil Chade<br>Agência Estado 
Zurique - Uma equipe da Fifa vai se lançar em uma missão inusitada e ambiciosa: procurar a taça Jules Rimet, o troféu mais cobiçado do esporte mundial e que, em 1983, foi roubado da sede da CBF no Rio. A meta é esclarecer de uma vez por todas o que ocorreu com a taça de ouro. "Vamos sair em busca do troféu", declarou à reportagem o autor do projeto, Guy Oliver, curador do novo museu da Fifa.
A procura pelo "Santo Graal" do futebol faz parte de um plano de promover uma exibição sobre a Jules Rimet, programada para 2019 em Zurique. "Queremos contar de fato qual foi a história desse troféu", disse Oliver. "Não estamos certos de que, após seu roubo, ele tenha sido derretida, como foi dito."
"Vamos reconstruir sua história. Se a encontrarmos, será o prêmio máximo", afirmou. Em Zurique, Oliver já conseguiu recuperar a primeira base da Jules Rimet, usada até que os quatro lados dela foram ocupados com os nomes dos campeões de 1930 a 1950. Em 1954, uma nova base seria feita e a original, de mármore, esquecida.
Agora, Oliver está montando uma equipe de historiadores, jornalistas e especialistas para realizar o trabalho e espera que, com a divulgação de sua missão, pessoas interessadas em falar o que sabem se apresentem. Ele ainda revelará nos próximos meses uma estratégia para "premiar" delatores que estejam dispostos a colaborar. "Precisamos correr. Muita gente que pode saber de algo já está idosa e precisamos coletar essas histórias antes que essas pessoas morram", alertou.


