Fifa preocupada com transporte e segurança
Johannesburgo - No primeiro balanço da Copa das Confederações, após dez dias de competição, a Fifa reconheceu ontem que transporte e segurança têm de melhorar, e muito, para a realização da Copa de 2010 na África do Sul. A situação é tão grave que a entidade admite a volta das sedes fixas para cada cabeça-de-chave no Mundial do próximo ano, modelo abolido após a Copa de 1990, na Itália.
As prováveis mudanças foram anunciadas pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, ontem, em Johannesburgo. Com as sedes fixas, as delegações não teriam de cruzar a África do Sul para jogar em pelo menos quatro cidades, como, por exemplo, se deu na Alemanha em 2006.
''Nos Estados Unidos, no Mundial de 1994, tentamos fazer com que cada equipe jogasse em outras sedes para dar mais facilidades aos torcedores. A situação agora é outra. Diante do modelo de transporte na África do Sul, podemos estudar a possibilidade de voltar como era até a Copa de 90 na Itália'', explicou Blatter.
No balanço da Copa das Confederações, apresentado por Blatter, ficou claro que as graves deficiências de transporte na África do Sul podem comprometer a forma de disputa do Mundial que a Fifa adota desde 1994. ''Reconhecemos que em determinadas sedes da Copa das Confederações, o transporte não foi bem trabalhado'', admitiu Jerome Valcke. (A.E.)





