Fifa elogia preparativos do Brasil para a Copa de 2014
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Jorge Wamburg 
Brasília O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, elogiou ontem (28) os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações, em 2013. Valcke negou que haja conflito entre a Fifa e o governo brasileiro em relação à Lei Geral da Copa, embora ela contenha "coisas que não correspondem à expectativa da associação".
Valcke disse que, na questão da liberação da venda de cerveja nos estádios onde serão realizados os jogos do Mundial e da Copa das Confederações, a Fifa está preparada para negociar com os governos locais onde tal tipo de comércio é proibido, conforme ficou definido pela Lei Geral da Copa.
Segundo Valcke, na reunião de ontem ficou definido que o sorteio final para a Copa das Confederações será realizado na Bahia. De acordo com ele, a Fifa espera que o estádio de Recife fique pronto a tempo para que a cidade seja uma das sedes da Copa das Confederações. A cidade tem prazo até a primeira semana de novembro para definir a situação, por causa da venda de ingressos antecipados para a competição.
O secretário-geral da Fifa elogiou o novo ritmo das obras dos estádios, dizendo que 80% delas estão dentro dos prazos estabelecidos pela entidade. "A maioria dos projetos está em tempo para a Copa. Isso porque todos trabalharam mais, com mais afinco,.desde 8 de maio, quando tivemos a última reunião do Comitê Organizador. Agora, todos estão falando a uma só voz", disse Valcke, que mostrou-se impressionado especialmente com o estádio de Brasília, cujas obras estão entre as mais adiantadas.
O ministro Aldo Rebelo, por sua vez, destacou que a reunião desta quinta-feira teve grandes avanços em relação à anterior, e apontou a maior integração entre os entes envolvidos nos preparativos "Todos demonstraram capacidade muito maior de antecipar soluções para os problemas surgidos", afirmou Rebelo.
Segundo o ministro, para o governo, a Copa tem um significado que vai além do esportivo. "A aceleração das obras de mobilidade urbana e dos aeroportos, algumas já entregues, estão dentro da nossa visão da Copa como grande celebração do esporte, dos povos, do país. Também aproxima as culturas e promove o conhecimento entre as pessoas. O governo quer dar um exemplo de confraternização entre os povos, além do aspecto esportivo da Copa do Mundo", acrescentou.
Ainda durante a entrevista coletiva, Valcke anunciou um acordo entre a Fifa e a Rede Globo de Televisão para que a Copa do Mundo seja transmitida em telões, para públicos de até 5 mil pessoas., com a cobrança de uma pequena taxa que será destinada a uma instituição de caridade a ser escolhida pelos organizadores do evento. Os interessados deverão acessar o site da Globo para se cadastrar, e os pedidos serão encaminhados à Fifa, que decidirá os que serão atendidos.


