São Paulo, 7 (AE) - Logo após o final da partida entre Corinthians e Raja Casablanca na primeira rodada do I Mundial de Clubes da Fifa, na qual o time brasileiro venceu o marroquino por 2 a 0, uma reunião entre o chefe de imprensa da entidade, Keneth Cooper , o chefe da Sala de Imprensa, Mário Marinho e o assessor de imprensa do Mundial, Ricardo Setyon, durou toda a madrugada de ontem e terminou com elogios da entidade máxima do futebol. Segundo o Marinho, foram analisados todos os aspectos referentes a credenciamento, bilhetagem, telefonia e atendimento aos jornalistas e em todos os quesitos a Fifa elogiou a organização do evento. "Foram aprovados sem restrições todos os itens de organização no que diz respeito à imprensa" disse.
Em uma outra reunião, nesta sobre a organização geral, foram detectados alguns problemas no começo da transmissão das partidas de quarta-feira. A transmissão de algumas emissoras de rádio foi prejudicada pela imcopatibilidade de equipamentos. Nenhum problema foi registrado em relação à segurança, limpeza do estádio e sinalização. Ao término da partida entre Corinthians e Raja Casablanca, os jornalistas estrangeiros foram surpreendidos com o fato de saírem juntos com os torcedores para seguirem para Zona Mista. Marinho percebeu o constragimento de alguns profissionais e disse que irá fazer um comunicado aos seguranças para aumentar o efetivo junto à tribuna.
Blatter deve acompanhar rodada em São Paulo
São Paulo, 7 (AE) - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, deve estar hoje o Morumbi para acompanhar a segunda rodada do Grupo A do Mundial de Clubes, com as partidas entre Corinthians e Real Madrid, às 18h45, e Al-Nassr, da Arábia Saudita e Raja Casablanca, do Marrocos, às 21h15. O dirigente que veio ao Brasil para a abertura do torneio, na quarta-feira, teve de voltar antes para a Europa, em razão da morte de sua mãe.
Mundial conta com serviço inédito de estatística
São Paulo, 7 (AE) - A Fifa conta, pela primeira vez em um torneio oficial, com um serviço de levantamento de estatísticas para cada partida realizada. Durante toda a competição, jornalistas, técnicos desportivos, engenheiros e programadores farão pesquisas sobre as principais ações de uma partida de futebol. Ao término de cada jogo, um relatório analisa 22 itens, sendo 13 coletivos e 9 individuais, e estará disponível no Centro de Imprensa de São Paulo e Rio de Janeiro. A análise prevê estatísticas de passes errados, faltas recebidas
desarmes, finalizações certas, erradas e trave; jogadas de linha de fundo, escanteios conquistados, impedimentos, defesas dos goleiros, posse de bola por equipe, tempo de jogo e tempo de bola em jogo. Apesar de ser novidade em eventos organizados pela Fifa, a entidade não garante a permanência do serviço para futuras competições.