|
  • Bitcoin 149.221
  • Dólar 4,8801
  • Euro 5,1597
Londrina

Esporte

m de leitura Atualizado em 31/03/2022, 11:18

Fifa confirma Cafu e mais sete como ajudantes no sorteio da Copa do Mundo

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 31 de março de 2022

GABRIEL CARNEIRO
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

DOHAR, QATAR (UOL/FOLHAPRESS) - Oito ex-jogadores foram confirmados nesta quinta-feira (31) pela Fifa como ajudantes no sorteio da Copa do Mundo do Qatar, que acontece em Doha nesta sexta-feira (1º). Entre eles está o ex-lateral-direito Cafu, único jogador da história a ter disputado três finais seguidas do torneio, em 1994, 1998 e 2002 —ano em que ficou eternizado como capitão do penta.

Cafu também trabalha atualmente como um dos embaixadores da Copa do Mundo, uma espécie de garoto-propaganda com a missão de participar de eventos e lançamentos, visitar periodicamente os estádios, repetir qual legado o torneio deixará ao país e dar entrevistas para influenciadores e veículos internacionais.

"Estou me acostumando com isso, mas ainda me dá arrepios. É um sinal de que a Copa do Mundo está se aproximando. Já se passaram quase 20 anos desde que me tornei o último jogador sul-americano a erguer a Copa do Mundo e é uma lembrança que sempre guardarei. Jogar na Copa do Mundo, quando todo o seu país fica parado para assistir ao jogo, é incomparável", disse Cafu.

Há outro campeão mundial entre os ajudantes do sorteio: o alemão Lothar Matthäus, vencedor em 1990. Completam a lista nomes conhecidos de Mundiais anteriores e algumas lendas do futebol do Oriente Médio. São eles Adel Ahmed MalAllah (Qatar), Ali Daei (Irã), Bora Milutinović (Sérvia/México), Jay-Jay Okocha (Nigéria), Rabah Madjer (Argélia) e Tim Cahill (Australia).

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo é nesta sexta-feira, às 13h (de Brasília), no Centro de Convenção e Exibição de Doha (DECC). Além dos oito ajudantes, o evento terá três apresentadores: Carli Lloyd, jogadora norte-americana bicampeã mundial, Samantha Johnson, jornalista, e Jermaine Jenas, ex-jogador e comentarista.

A seleção brasileira será cabeça de chave de um dos oito grupos da Copa do Mundo por ser a próxima líder do ranking da Fifa de seleções. O anfitrião Qatar lidera o grupo A e acompanha o Brasil no pote 1, junto com Argentina, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra e Portugal. A Copa do Mundo começa em 21 de novembro.