Johannesburgo - A partir de hoje, vender ingressos para jogos da Copa do Mundo sem autorização da Fifa pode render multa de 200 mil rands (cerca de R$ 47 mil) ou até cinco anos de prisão. O endurecimento das regras é mais uma ofensiva da entidade e do Comitê Organizador contra as ações cada vez mais ousadas dos cambistas, trabalhem eles individualmente ou protegidos por empresas.
Apesar das dificuldade para esgotar os bilhetes, a Fifa achou melhor não fechar os olhos para os ilegais, até como uma maneira de evitar problemas com os vendedores credenciados.
Para tentar combater os cambistas, o Departamento de Comercio e Indústria estabeleceu a norma especial que prevê a punição dos infratores com multa ou prisão. ''Há um número grande de pessoas oferecendo pacotes turísticos que incluem passagens. Alguns clientes não sabem que essas pessoas não são autorizadas pela Fifa e que os bilhetes não serão válidos'', disse o diretor geral do departamento, Zodwa Ntuli, ao jornal The Star.

mockup