São Paulo - O Conselho Mundial da FIA ratificou um novo sistema de pontos para a F-1, premiando dez pilotos e atribuindo 25 pontos para o vencedor de uma corrida. O segundo levará 20 pontos e o terceiro, 15.
  Em princípio, a nova fórmula parece beneficiar o vencedor, que abrirá cinco pontos em relação ao segundo. Mas a proporção é exatamente idêntica à das últimas temporadas.
  O número absoluto dos pontos dos pilotos do pódio só foi multiplicado por 2,5. Em 2009, um piloto com uma vitória e um terceiro somaria 16 pontos, o mesmo que dois segundos lugares. No novo formato, a pontuação continuaria a mesma, 40 a 40.
  Nas últimas temporadas, nenhuma classificação final sofreria mudança. Em 2008, por exemplo, Felipe Massa também perderia o título para Lewis Hamilton por um ponto se fosse usado o novo sistema (240 a 239).
  A notícia é melhor mesmo para quem briga lá atrás. O oitavo teve sua pontuação triplicada (passou de 1 para 3). E mais dois pilotos serão premiados com pontos (o nono e o décimo), num grid de 26.
  Além do sistema de pontos, a FIA anunciou alterações no calendário da F-1 em relação ao que foi divulgado em outubro. Interlagos deixará de encerrar o Mundial, honraria que será novamente de Abu Dhabi, no dia 14 de novembro de 2010 - o GP Brasil será realizado somente uma semana antes. (Folhapress)