Paulo Leandro
Agência Estado
De Salvador
Uma festa bem baiana, com batucada e trio elétrico, aguarda o campeão mundial dos superpenas pela Organização Mundial de Boxe (OMB), Acelino ‘‘Popó’’ Freitas, que tem chegada prevista para as 14h30 de amanhã, em Salvador. Popó derrotou, sábado, na França, o lutador russo Anatoly Alexandrov por nocaute na metade do primeiro assalto. O irmão do pugilista, o produtor musical Toni Freitas, anunciou a contratação de um trio elétrico que ficará estrategicamente posicionado no bairro da Cidade Nova, onde mora a família do lutador.
Do aeroporto, Popó vai circular em carro aberto do Corpo de Bombeiros, percorrendo a maior parte da orla de Salvador, antes de seguir para a Cidade Nova, num trajeto de cerca de 15 quilômetros.
Os vizinhos e amigos dos lutadores vão alugar quatro ônibus, que sairão das proximidades da Academia Champion, onde treinam Popó e os principais pugilistas da Bahia, como seu irmão Luiz Cláudio, que esteve na Olimpíada de Barcelona e tem uma coleção de títulos nacionais e sul-americano entre os pesos mosca, e Kelson Carlos, medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos.
A academia Champion pertence a Luiz Dórea, treinador de Popó, que já conquistou para o Brasil um título mundial júnior dos meios-médios-ligeiros em 1988. Como aquecimento para a festa, a Cidade Nova amanheceu animada, ontem. A banda ‘‘Estarsamba’’ centralizou a atenção, estreando a dança do nocaute.
A novidade da coreografia foi a maior utilização dos braços, em movimentos rápidos, para frente e para trás, simulando os golpes que derrubaram o russo Anatoly Alexandrov.
Antes de ir para Salvador, Popó passa hoje em São Paulo, onde vai conceder entrevistas e cumprir programação estabelecida pela empresa Oficina de Idéia, que administra sua carreira.
Os familiares e amigos de Popó deixaram o bairro pobre da Cidade Nova, na tarde de sábado, para assistir à luta em um telão instalado no Clube Bahiano de Tênis, que integra a elite de Salvador. Dona Zuleika, a mãe do lutador, não resistiu e deixou o amplo salão no exato momento em que o combate começou.
Nervosa e chorando muito, mal conseguia segurar com as mãos trêmulas um terço de contas brancas, dedicado ao Senhor do Bonfim, seu padroeiro. ‘‘Pedi muito que ele olhasse por meu filho’’, disse. Ao ouvir os gritos e perceber a histeria coletiva que tomou conta do clube, Zuleika chorou ainda mais.
Zuleika voltou a se preocupar, ao saber que seu filho havia mandado o russo para o hospital com a sequência de golpes. ‘‘Se eu tivesse melhor condição de vida, tinha tirado meus filhos disso’’, afirmou Zuleika, que acha o boxe um ‘‘esporte muito violento’’.
Recorde mundial - A vitória de Popó manteve também o pugilista baiano no páreo para quebrar o recorde mundial de nocautes consecutivos em início de carreira. Agora, Popó tem 21 nocautes, mas o atual recordista, o norte-americano Billy Fox, está ainda com uma larga vantagem, com 43 nocautes. Popó já superou Mike Tyson, que nocauteou seus 19 primeiros adversários.

mockup