Entre os torcedores que se apertavam em frente à televisão do bar A Vaca Viúva, bastou o segundo gol de Ronaldo para que todos soltassem com vontade o grito de pentacampeão engasgado desde 1998. E quando o juiz italiano apitou o final de jogo, foi o sinal para que a festa começasse oficialmente. Para a turma do bar, bastaram alguns passos para encontrar muitas outras turmas na Avenida Higienópolis.
  No ‘‘mar de gente’’ que foi se formando a partir das 10 horas, as ondas verde e amarelas não paravam de chegar de todos os cantos da cidade. Vinham a pé, já que a Polícia Militar interditou a avenida entre as ruas Alagoas e Goiás.
  Com confiança total na seleção canarinho, no sábado uma barraca de cerveja foi montada na calçada para uma celebração bem gelada. Para acompanhar, espetinhos preparados numa pequena churrasqueira improvisada. Foi o cardápio à brasileira para comemorar a vitória (que deve ter se repetido em boa parte do País): churrasco e cerveja.
  Do outro lado da cidade, nos Cinco Conjuntos, a Avenida Saul Elkind virou passarela para uma carreata com muita buzina e corneta dando o tom. Mas no país do samba, é claro que não poderia faltar um batuque. Alguns integrantes da bateria da escola de samba Quilombo dos Palmares foram para avenida com os instrumentos e comandaram o ritmo da festa.
  E em qualquer parte da cidade, a grande vedete foi a bandeira do Brasil, que nessas horas de comemoração virou saia, camiseta, capa tipo super-herói e até lenço para enxugar as lágrimas pentacampeãs. Tudo por conta da emoção de quem viu Cafu erguer a Taça Fifa e também ouviu o coro afinado na Higienópolis cantando ‘‘eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor’’. Piegas? É permitido para o único país a conquistar cinco campeonatos mundiais.
  E tem gente que vai acordar hoje (será que alguém conseguiu dormir?) rouco de tanto gritar a vitória. Tem outras pessoas que vão estar surdas por conta de tantos rojões e cornetadas. Mas, afinal, quem é que está ligando? Agora, para os próximos quatro anos, a missão é ir treinando os gritos de ‘‘hexacampeão’’.

mockup