São Paulo, 02 (AE) - A Ferrari terá um motor de 12 cilindros no ano 2000, resgatando assim uma antiga tradição da equipe. A informação foi confirmada pelo engenheiro Paolo Martinelli, responsável pela área de motores da escuderia italiana. Paolo criticou também os que atribuem o título da McLaren, ano passado
à maior eficiência do motor V-10 Mercedes em relação ao V-10 da Ferrari. "Eles não ganharam por causa do motor, por isso o motor Mercedes não é nenhum modelo para nós, seguiremos com nossa filosofia."
Foi John Barnard quem exigiu que a Ferrari abandonasse a tradição de construir motores de 12 cilindros. O carro de 1996, concebido por ele, já tinha um motor de 10 cilindros. Michael Schumacher, porém, chegou a experimentar o V-12 que a Ferrari usava antes da sua contratação e nunca escondeu seu entusiasmo por ele. "É incrível, suas respostas de potência, dirigibilidade, mas nosso projetista acha que um V-10 é melhor"
disse o alemão, no final de 1995. Barnard queria desenhar um carro com distância entre-eixos menor e um motor V-10 o ajudaria.
Barnard foi dispensado em 1997, a rigor pelo próprio Schumacher, e a sede da Ferrari mantida na Inglaterra ficou com o técnico inglês, como parte do seu pagamento. Quase tudo agora na Ferrari é produzido em Maranello. A volta do motor V-12, além de tecnicamente poder representar uma vantagem, tem o sentido de resgatar o mais italiano dos espíritos da Ferrari. "Com o desenvolvimento da metalurgia, eletrônica e da própria técnica projetista, é possível hoje se construir um motor V-12 ultracompacto, mais eficiente em vários parâmetros se comparado a um V-10", afirma Martinelli.
Ricardo Mauricio - Aos 20 anos, o jovem piloto paulista, segundo colocado no conceituado GP de Macau de Fórmula 3, é o novo contratado da equipe SuperNova de Fórmula 1 Júnior, a McLaren da competição.
Quinta-feira, em São Paulo, a Petrobras deve confirmar também que Max Wilson e Bruno Junqueira, dupla brasileira que ano passado disputou a Fórmula 3000, serão os pilotos do segundo time da SuperNova na Fórmula 1 Júnior, associado à Williams.

mockup