São Paulo - Chegou o dia. Hoje, a partir das 14 horas, estará sendo dada a largada para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula, terceira etapa da temporada, prova que tem favoritos e pode ter também surpresas. O alemão Michael Schumacher, com o novo carro da Ferrari, o F2002, tem tudo para dominar a corrida, mas é bom não se esquecer das Williams, com ospotentes motores BMW e que prometem atrapalhar a festa do alemão. Quanto ao brasileiro Rubens Barrichello, correndo com o carro do ano passado, a expectativa é para ver como será seu desempenho (e como estará sua cabeça). O novato Felipe Massa, da Sauber, terá acompanhamento especial, ainda mais depois do sexto lugar na Malásia. A Rede Globo mostra toda a movimentação em Interlagos a partir das 13 horas.
O tetracampeão mundial Michael Schumacher está animado para a estréia do F2002 no GP do Brasil. O piloto alemão disse que confia no trabalho da Ferrari e que a durabilidade do motor foi bastante testada. No entanto, Schumacher não descarta a possibilidade de quebra na corrida: ‘‘Durante os teste que a equipe realizou na Espanha e em Mugello, foi testada a durabilidade do motor Ferrari 051. Por isso estou animado, pois acredito que não haverá quebra neste final de semana. Mas é claro que uma possibilidade de quebra na corrida não está descartada’’, reconheceu o piloto.
Já Rubens Barrichello, definitivamente, não assimilou a decisão de Ferrari de obrigá-lo a usar o carro velho hoje. Apesar de conformado com a decisão, o brasileiro não fez nenhuma questão de esconder seu desapontamento.
‘‘É óbvio que depois de ter testado o carro novo e ter confirmado que é melhor e mais rápido, que eu gostaria de correr com ele aqui no Brasil. Só que a Ferrari optou por trazer apenas um carro e o deu a Schumacher. O que eu posso fazer?. Paciência ...’’, disse ele.
Destaque do ano passado na F-3000 européia e contratado nesta temporada para defender a Sauber, o paulista Felipe Massa, 20, confessou que ainda não se adaptou inteiramente com o circo da F-1.
‘‘Ainda estou um pouco assustado, mas tenho aprendido bastante e estou cada vez mais acostumado’’, contou Massa. ‘‘Na F-1, é tudo maior. Aumenta a atenção, a pressão, os carros são mais potentes, você treina mais. É tudo mais’’, explicou.
Massa obteve o nono lugar do grid de largada em sua primeira corrida na categoria, no GP da Austrália, mas acabou se envolvendo no acidente de nove carros que marcou a largada de Melbourne e não completou a prova. Duas semanas depois, na Malásia, chegou em sexto e marcou seu primeiro ponto, igualando uma marca de Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, que também pontuaram logo na segunda corrida que disputaram na F-1.

mockup