Ferrari apresenta o carro para 2004
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 27 de janeiro de 2004
Agência Folha 
São Paulo - Para enfrentar a revolução, a Ferrari apostou numa velha receita, com alterações imperceptíveis. Depois de semanas de suspense, a escuderia apresentou ontem, em Maranello, o F2004, seu carro para a próxima temporada da Fórmula 1.
Exteriormente, pelo menos, ele é um clone do F2003-GA, seu antecessor. Na lista de especificações técnicas, há apenas duas variáveis diferentes de um modelo para outro. E as mudanças são bem sutis.
A distância entre-eixos aumentou em 50 milímetros (de 3.050 mm para 3.100 mm). E o peso total, com água, fluidos e piloto, subiu 5 kg, de 600 kg para 605 kg.
No resto, tudo é idêntico, com precisão milimétrica. O perfil mais baixo e longo do aerofólio traseiro não pode ser considerado uma mudança, já que a peça varia de corrida para corrida.
Williams e McLaren, as maiores concorrentes da Ferrari, foram por caminhos diferentes. A primeira mostrou a maior revolução dos últimos anos, um bico com um desenho inovador. A segunda também redesenhou a frente do carro, deixando-a mais afilada.
As mudanças vêm dando resultados. As duas equipes já bateram recordes na pré-temporada.
O conceito de continuísmo da Ferrari, porém, é forte. E permeou os discursos em Maranello. ''A concorrência está empenhada porque não suporta mais ver a Ferrari na frente. Mas temos uma equipe forte, e a estabilidade é um dos nossos trunfos'', disse Jean Todt, diretor esportivo ferrarista.
''Uma das razões pelas quais progredimos a cada ano é a estabilidade. É ela que une o time em momentos difíceis, como em 2003, e nos faz crescer'', afirmou o diretor técnico, Ross Brawn.
A Ferrari foi a última equipe de ponta a mostrar seu modelo para 2004. E decepcionou quem aguardava novidades, uma expectativa criada pelo próprio Todt na semana passada, declarou que o bico do carro seria surpreendente.
Assim, as maiores novidades do F2004 estão na mecânica e na eletrônica. O regulamento para este ano estabelece que os motores devem durar um fim de semana completo e veta o câmbio automático e o controle de largada.
O primeiro teste do alemão com o F2004 será no final desta semana, em Fiorano. ''O carro realmente parece com o do ano passado. Sei que as pessoas estavam esperando algo diferente, mas o que conta é o resultado no cronômetro'', declarou.


