Ferran tenta outra pole em Long Beach
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 02 de abril de 1998
José Emílio Aguiar Agência Estado 
Arquivo FolhaNa lutaGil de Ferran está em quarto lugar no campeonato, com 20 pontos, nove a menos que os líderesGil de Ferran tenta repetir hoje, no primeiro treino oficial para o GP de Long Beach, a pole conquistada nos dois últimos anos. Não será uma tarefa fácil: o treino deverá ser disputado sob forte chuva, segundo previsão da meteorologia. Gil tem um bom acerto para a pista e poderá assumir no domingo a liderança do campeonato de Fórmula Indy - está em quarto lugar, com 20 pontos, um atrás de Michael Andretti e nove atrás de Adrian Fernandez e Greg Moore. Os treinos livres serão às 15h30, e a primeira tomada oficial, às 19h30 de Brasília. A corrida, domingo, é às 17h30, com transmissão do SBT.
Gil detém o recorde do circuito de rua californiano, situado a uma hora ao sul de Los Angeles. No ano passado, marcou 51s293, à média de 171,311 km/h, interrompendo uma série de seis poles do campeão Alessandro Zanardi. Na corrida, o italiano levou a melhor e Gil bateu no muro. O brasileiro foi prejudicado pelo trabalho lento de pit stops da equipe Walker, caiu para o quarto lugar e acabou perdendo o controle da cabeça e do carro.
Gil espera melhor sorte este ano - tanto nos boxes como na pista. A Walker já o prejudicou nos reabastecimentos em Miami e no Japão. Gil, porém, tenta absolver o patrão Derrick Walker. É fácil comentar os erros de estratégia depois que a corrida acaba, afirmou. O fundamental é que a equipe tem me dado um carro sempre competitivo.
Entre os maiores adversários, Gil terá Al Unser Jr. e André Ribeiro, da Penske. O americano tenta a sétima vitória em Long Beach e fará a estréia da Penske-Tubarão - seguindo a moda da Fórmula 1, o Penske-Mercedes PC27 tem um nariz bem alto para circuitos mistos, diferente do bico usado nos ovais de Miami e do Japão.
André e Unser testaram o carro com sucesso no misto de Fontana, na terça e quarta-feiras. Segundo o projetista John Travis, o carro foi concebido para aproveitar o máximo o centro de gravidade mais baixo, em razão das dimensões reduzidas do motor. Em teoria, isto nos dará maior vantagem em pistas de baixa velocidade, explicou Travis.
Na opinião dos concorrentes, porém, nem a Penske nem o Swift de Christian Fittipaldi e Michael Andretti resistirão as 105 voltas da prova.


