Arquivo FolhaDestaqueO brasileiro Hélio Castro Neves, líder da Indy LightsO Campeonato da Fórmula Indy tem hoje, o GP de Portland, a primeira corrida do ano num autódromo misto permanente. A categoria só tem quatro pistas deste tipo: além do traçado de Portland, de nove curvas e 3.138 metros, restam ainda Mid-Ohio, Elkhart Lake e Laguna Seca. A disputa começa às 18 horas (horário de Brasília) e será mostrada ao vivo pelo SBT.
Muitos pilotos despontam com chances de vitória, casos de Michael Andretti, Greg Moore, Alessandro Zanardi, Jimmy Vasser e os brasileiros Gil de Ferran, Raul Boesel e Maurício Gugelmin. A situação do líder Paul Tracy está indefinida, pois tem problemas de labirintite, tanto que não correu em Detroit. A boa novidade é o retorno de Christian Fittipaldi, após mais de dois meses se recuperando do acidente no GP da Austrália.
O melhor brasileiro na temporada, Gil de Ferran (sétimo lugar com 61 pontos) está confiante para esta prova, na qual ficou em 96. ‘‘A pole em Detroit animou toda a equipe Walker’’, revelou. Gil terá de vencer a empolgação do canadense Greg Moore, que vem de duas vitórias e tenta roubar a ponta de Paul Tracy.
Indy LightsPelo menos três pilotos brasileiros estão entre os favoritos hoje, em Portland, na oitava etapa da Indy Lights: Hélio Castro Neves, Tony Kanaan e Cristiano da Matta. Faltando cinco etapas para o fim da temporada, Helinho, do Marlboro Brazilian Team, lidera com 88 pontos, 21 à frente do companheiro Tony Kanaan, e do canadense David Empringham, da Forsythe. Cristiano da Matta, estreante pela equipe Brian Stewart, está em quarto lugar.
A vantagem para os brasileiros é evidente: todas as próximas corridas serão em circuitos mistos, o que favorece os pilotos nacionais, que em sua maioria fizeram a carreira no kart e na Europa. Além de Hélio, Tony e Cristiano, a legião nacional tem feito bonito. Em seu ano de estréia, Airton Daré, da Brian Stewart, está em décimo. Sérgio Paese, da F.R.E. Racing, é o 12º. Luiz Garcia Jr., da Dorricott, é o 15º.

mockup