Presença constante nas convocações do técnico Mano Menezes para a seleção brasileira desde a metade do ano passado, o meio-campista Fernandinho ficou de fora da Olimpíada de Londres. Mesmo assim, não se diz frustrado e crê que desta vez, enfim, o Brasil consegue a tão sonhada medalha de ouro.
O jogador embarca amanhã de volta para a Ucrânia para se reapresentar ao Shakhtar Donetsk. Antes, recebeu a FOLHA em sua casa e mostrou-se esperançoso com o grupo que Mano levará a Londres. ''Foi formado um grupo vencedor. O desejo deles é muito grande e isso é bom para o time, que têm qualidade técnica e bons jogadores. O que falta ainda é a responsabilidade tática de alguns. Acredito que quando todos perceberem a importância disso, o Brasil estará pronto'', afirmou o londrinense, que gostou e muito da atuação do time de Mano na derrota para a Argentina, no último sábado.
Enquanto torce para que a conquista inédita venha neste ano, ele também spera ver seu nome no primeiro amistoso pós Olimpíada, que será disputado em agosto, na Suécia, contra os donos da casa, já visando a preparação para a disputa da Copa das Confederações, no ano que vem.
Fernandinho tem contrato por mais quatro aos com o clube ucraniano e pretende ficar por lá. Como é de costume no início das temporadas, as especulações sobre interessados em contratá-lo estão aparecendo. ''Ano passado pensei bastante em sair, mas mudei de ideia. Recebi várias propostas, como uma da Roma, mas preferi ficar'', contou.
Surpresa da penúltima edição da Liga dos Campeões da Europa quando parou nas quartas de final, diante do Barcelona, o Shakhtar foi a grande decepção da última edição do torneio. O foco na próxima temporada é voltar aos mata-matas.
''Fomos campeões ucranianos e da Copa da Ucrânia de novo e isso é nossa obrigação, já que temos o melhor plantel e a melhor estrutura. O objetivo é a Liga, é chegar ao menos aos mata-matas e tentar surpreender de novo'', projetou.
O Shakhtar fará sua pré-temporada na Áustria, já que seu centro de treinamentos virou a casa da França durante a Eurocopa. O campeonato ucraniano começa no dia 21 de julho.
Por falar em Eurocopa, o meia se disse surpreso com a seleção anfitriã. A Ucrânia bateu a Suécia por 2 a 1 na estreia da competição com dois gols do veterano Shevchenko. Seis jogadores da seleção ucraniana são companheiros de clube do londrinense. ''O Shevchenko, mesmo velho, é muito bom jogador e desequilibra. Além disso, tem a motivação de estar pela primeira vez no torneio e de estar jogando em casa'', afirmou.

mockup