O Londrina Júnior Team (LJT), adversário de hoje no jogo-treino dos profissionais do LEC, estréia hoje novo comando técnico. Trata-se do pernambucano Roberto Fernandes, 31 anos, expoente entre os treinadores da nova geração. Ele substitui Paulo Marino, que teve desempenho fraco no primeiro semestre.
Pretendido por grandes clubes, entre eles o Palmeiras, o técnico topou a nova empreitada ao ser conquistado pela estrutura do LJT. ''O flat é coisa de Primeiro Mundo e o suporte que a UEL dá é invejável. Estamos de igual para igual com os grandes clubes que mais revelam'', disse, com entusiasmo.
O técnico afirmou à Folha que pretende, em um primeiro momento, devolver ao LEC a hegemonia regional na formação de jogadores. ''Se ao final de uma temporada revelar dois ou três jogadores prontos para o time de cima, estarei satisfeito''.
Fernandes trabalhou no futebol nordestino e em várias equipes do interior paulista. Se destacou no ano passado, ao ser o técnico mais jovem a ser campeão paulista da quinta divisão, pelo Primavera, de Indaiatuba. No mesmo clube, havia sido coordenador na surpreendente campanha na Copa São Paulo de Juniores de 2000, quando a equipe foi terceira colocada.
Seu último clube foi o Linense, de Lins (SP), clube que ocupa a liderança da Série B-1 (quarta divisão). ''Quando assumi, o clube estava na quinta colocação e tivemos uma ascensão muito rápida. A torcida e os dirigentes gostavam muito de mim''.
No entanto, a passagem pela pacata cidade paulista quase é interrompida por uma tragédia pessoal, um fato que ganhou espaço no noticiário esportivo nacional. Fernandes levou três facadas uma na perna, uma no rosto e outra no braço direito do lateral-direito Ademar, de 23 anos, depois de entrar em luta corporal com o jogador no alojamento do clube. Ademar continua preso, acusado de tentativa de homicídio e invasão de domicílio.
Segundo a versão de Fernandes, o atleta teria se revoltado com seu afastamento do time titular, invadindo o alojamento com uma faca e disposto a matá-lo. Para o treinador, ele era indisciplinado e boêmio e teria arrombado a dispensa para roubar comida dias antes. (L.F.M.)